quarta-feira, 8 de julho de 2009

Arte-educação na Educação Infantil: (10)construindo caminhos

Oi, gente!

Antes de qq coisa, gostaria de me desculpar pela ficha de inscrição que foi para as escolas com o nome do curso errado. Para dizer a verdade, já mudei o nome várias vezes sem perceber e tive que consertar. Já saiu até mesmo (10)caminhos construídos. Rs. Mas o certo é:

Arte-educação na Educação Infantil
(10)construindo caminhos

Mas o que eu gostaria de discutir aqui é outra coisa, que me deixa feliz, mas preocupada. Com 3 dias de inscrição já temos 20 inscritos. Não pensamos em número máximo de inscrição e nem da capacidade do curso. No entanto, por envolver algumas atividades práticas (colocar a mão na massa mesmo), não podemos ter muita gente... e agora?

Se ultrapassarem 40 inscritos, realizaremos o sorteio das vagas. Marcaremos a data do sorteio antes do início do curso.

Se a demanda for muito grande, podemos pensar em repetir o curso mais para frente. De qq maneira, temos que pensar em alguma coisa.

Abraços,
Thaís.

sábado, 4 de julho de 2009

Curso Arte-educação na Educação Infantil: (10)construindo caminhos

O curso, oferecido pela nossa companheira Cristina Borges, pretende, acima de tudo, reunir educadores para uma reflexão mais cuidadosa sobre nossas práticas, sobretudo sobre aquelas que qualificamos como atividades de "arte".


Será realizado quinzenalmente, em quintas-feiras, a partir de agosto, de 18h30 às 21h.


Optamos por não realizar o curso aos sábados por causa da pós-graduação da UFMG oferecida pela PBH. Portanto, as datas serão: 20 de agosto; 03 e 17 de setembro; 01 e 22 de outubro; 05 de novembro.



Local: Auditório do Sind-Rede/BH



As inscrições para o curso estão abertas até dia 14 de agosto no sindicato ou pelo e-mail educacaoinfantilpbh@gmail.com. Solicitamos que para o primeiro encontro os(as) cursistas tragam experiências de atividades de arte-educação.



A pauta do curso é:


O que é arte?

O educador e seu contato com arte. Fazendo levantamentos (vai a museus, Palácio das Artes, como vê a arte contemporânea, gosta de desenhar, tem aversão, etc);

Arte-educação na educação infantil: desafios e possibilidades.

Precisamos do quê para trabalhar com arte na educação?

Clichês e práticas que descaracterizam a arte.

A proposta triangular de Ana Mae Barbosa: um caminho interessante.

O RCNEI de arte: visões críticas sobre.

A formação dos professores na Universidade: preparo ou despreparo para lidar com arte na escola?

Indústria cultural: até onde a escola endossa o sistema?

Projetos de arte nas UMEIS: debates e avaliações sobre.

Análise de material didático de "arte".


Nos encontros, a demanda dos participantes pode aumentar a pauta.

Pós-Graduação UFMG

EDITAL N º 01/2009

SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – DESTINADO AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte fazem saber que, no período de 08 a 17/07/2009 (exceto domingo e feriado) estarão abertas as inscrições para SELEÇÃO de candidatos à admissão ao Curso de Pós-Graduação, Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica – destinado a Professores e Educadores Infantis da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, para o ano de 2009/2010.

I - ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E NÚMERO DE VAGAS

a) Serão abertas 200 vagas para entrada no ano de 2009, destinadas às áreas de concentração: 1 - Alfabetização e Letramento, destinada a professores que atuam em sala de aula e/ou coordenação pedagógica de 1º e 2º ciclos e Educação de Jovens e Adultos/primeiro segmento; 2 - Educação Matemática, destinada a professores que atuam em sala de aula e/ou coordenação pedagógica de 2º e 3º ciclos. A prioridade de sorteio será para os professores que atuam em sala de aula e/ou coordenação pedagógica no 2º ciclo; 3 - História da África e Cultura Afrobrasileira: uma introdução à lei 10.639/03, destinada a professores que atuam em sala de aula e/ou coordenação pedagógica de 2 º e 3º ciclos; 4 - Juventude e escola, destinada a profissionais que atuam em sala de aula e/ou coordenação pedagógica no 3 º ciclo e no Ensino Médio. 5 - Educação Infantil, destinada a educadores infantis envolvidos na ação direta com as crianças ou em coordenação pedagógica nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIS), escolas-polos de Educação Infantil e escolas de Ensino Fundamental com turmas de Educação Infantil.

b) As turmas de cada área de concentração serão constituídas por 40 alunos, segundo a seguinte distribuição: até 10% das vagas, ou 4 alunos, para professores com deficiência; até 40% das vagas ou 16 alunos, para professores que se autodeclarem negros e 50% das vagas ou 20 alunos para a categoria OUTROS.

c) A realização do curso está condicionada a um número mínimo de 20 alunos matriculados em cada turma, considerando-se as cinco áreas de concentração.

II - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Somente poderão candidatar-se os ocupantes de cargo efetivo de professor ou educador infantil, pertencentes aos quadros do magistério da Rede Municipal de Belo Horizonte, nos termos do item I (Áreas de Concentração e número de vagas), e que atendam a todos os requisitos abaixo:

a) ser declarado estável;

b) estar atuando em sala de aula e/ou coordenação pedagógica das escolas municipais, se professor;

c) estar na ação direta com as crianças ou coordenação pedagógica das Escolas e Unidades Municipais de Educação Infantil, se Educador Infantil;

d) não ser ocupante de cargo em comissão;

e) ter a cumprir, pelo menos, 5 (cinco) anos de efetivo exercício de magistério, contados a partir da data de inscrição, para completar as condições exigidas para a sua aposentadoria;

f) ter concluído Curso de Graduação – licenciatura plena em qualquer área do conhecimento ou Pedagogia;

g) possuir disponibilidade de tempo para estudos e condições para atendimento das exigências do curso.

h) não ter concluído ou estar cursando pós-graduação, lato sensu ou stricto sensu em qualquer área de conhecimento;

i) assumir o compromisso de permanecer na mesma escola ou Unidade de Educação Infantil, durante o curso e após a sua conclusão, por, no mínimo, mais dois anos, resguardando o previsto nas alíneas “b”, “c” e ”d” deste item II.

Mais informações pelo telefone 3409-6369 ou pelo site www.fae.ufmg.br/laseb