Na última quinta-feira, 26 denovembro, nos reuimos na Plenária do CME para discutir a Resolução 02/09. Estiveram presentes representantes de várias UMEIs e a comunidade escolar da UMEI Alaíde Lisboa e da UMEI Carlos Prates, também o Vereador Fred Costa. Os nossos representantes no Conselho estavam presentes na mesa: Éden e Antonieta, da Educação Infantil, Geraldinho e Álvaro professores da Rede, todos conselheiros municipais.
A plenária discutiu principalmente o Art. 5, inciso IV, que veda a diferenciação salarial entre docentes que atuam na Educação Básica. Todas as pessoas que se posicionaram foram favoráveis à regulamentação que a Resolução dá. Muitos/as educadores/as, alguns professores, mães e pais de alunos também fizeram intervenções a nosso favor.
Mesmo assim a Presidente do CME precisou ser pressionada pela plenária para colocar em votação a posição política que o Conselho deveria tomar em relação ao tema. A decisão foi unânime: Os conselheiros municipais de Educação de BH apoiam politicamente a proibição de salarios diferentes para professores e educadores e encaminharão esta decisão como medida de apoio à nossa luta, para o Prefeito.
Logo após a plenária, definimos que haveria uma reunião do coletivo da educação infantil no dia 10 de dezembro, mas esta reunião foi antecipada para o dia 09, em função da necessidade de ter algumas pessoas na leitura da ata do Conselho.
A reunião do dia 09/12 pretende ouvir as propostas das escolas/UMEI para presionar o governo a implementar o que diz a Lei e a Resolução. Conversem nas escolas, tirem propostas e enviem um representante por turno de cada escola/UMEI. Precisamos construir nossas estratégias para alcaçar os objetivos.
Abraços,
Gislane, Cristiane e Thaís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário