quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

UMEI no centro

BOA NOTÍCIA - Prédio histórico em ruína, cede espaço para educação.
A história de Belo Horizonte agradece


Cláudia RezendeREPÓRTER - HOJE EM DIA

Com as janelas quebradas, o teto vazado e as paredes em ruínas, o casarão histórico que fica na Rua Timbiras, na esquina com Rua Espírito Santo, no Centro de Belo Horizonte, transformou-se em incômodo para vizinhos e transeuntes. Agora, depois de mais de dez anos de abandono, a edificação foi assumida pela prefeitura da capital, que vai fazer do local um espaço educativo de formação de novos cidadãos. No antigo imóvel, será construída uma Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei), que ainda não tem data para ficar pronta, mas não será neste ano.

O casarão faz parte do conjunto arquitetônico erguido nos primeiros anos de vida de Belo Horizonte, exatamente em 1898, uma ano depois da inauguração da cidade. Foi construído pela iniciativa privada e, conforme a Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, é da primeira fase do estilo eclético com influências neoclássicas. A obra foi assinada pelo arquiteto Edgar Nascentes Coelho. Em 10 de novembro de 1994, foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal para garantir a preservação das características do imóvel. Mas o abandono a que foi deixado quase fez com que toda a riqueza arquitetônica se perdesse.

A prefeitura, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), entrou com processo de desapropriação para assumir o bem. A Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas (Smurb) informou que o investimento na aquisição dos imóveis foi de R$ 821 mil, para o casarão, e R$ 1,27 milhão, para o estacionamento ao lado, que também será usado para a construção da Umei. Segundo o órgão, as obras estão previstas para 2009.

O gerente de Rede Física Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), José Aloísio Gomes Freire, informou que o órgão sugeriu o casarão por dois motivos. «Para a preservação de um bem histórico tombado e para oferecer atendimento às pessoas que trabalham na Região do Centro», diz. Um percentual das vagas será destinado às famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo ele, a Umei da Rua Timbiras será a segunda no Centro. A primeira deverá entrar em operação ainda neste ano e será no antigo prédio do Colégio Promove, na Rua Gonçalves Dias, que, agora, será Colégio Imaco.

Para instalar a Umei da Rua Timbiras, a SME, junto com a Sudecap, terá que seguir uma lista de diretrizes da Gerência de Patrimônio da prefeitura. Por exemplo, terá que colocar nova cobertura com telhas francesas, conforme o original, esquadrias, portas e janelas seguindo o desenho original, forro de madeira e restauração dos elementos originais ou faltantes. As mudanças no layout da casa só serão permitidas na parte interna, nos quartos. O casarão tem 200 metros quadrados, conforme a Smurb. Para a Umei, a Sudecap desapropriou um estacionamento na Rua Timbiras. Segundo José Aloísio, o antigo Salão Rafini, na Rua Espírito Santo, também será adquirido para a unidade. Ao todo, serão 800 metros quadrados para a unidade. O local vai atender de 270 a 440 crianças até cinco anos e meio. A estrutura é composta por salas de atividades e multiuso, playground, fraldário, banheiros e refeitório entre outros espaços.

20 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber como posso inscrever minha filha na UMEI da Rua Timbiras e o que é necessário para fazer.
Ouvi falar muito bem da UMEI!
Obrigada

Elaine pretinha disse...

Morro no bairro Aparecida e gostaria e inscrever meu filho em uma umei.Estão construindo uma aqui proximo queria saber quando fica pronta e se posso inscrever ele em outra pois ouvi dizer que so posso increver ele na mais proxima de casa obrigado

Adriana disse...

gostaria de saber como faco a escricao pro meu filho

adriana disse...

gostaria de saber tambem como eu faco para escrever meu filho na umei da timbiras

Anônimo disse...

Meu nome é Ana Maria, moro na região do Barreiro gostaria de saber como fazer inscrição para trabalhar na Umei, gostaria muito de trabalhar em uma das unidades da Umei.
MEU IMAIL:(anadionizio@hotmail.co.uk)
Por favor me mande resposta, por este imail obrigado.

Eulália disse...

tenho magisterio e gostaria de saber como posso trabalhar em uma umei, se é através de curriculo ou concurso obrigada

simone.mborges@gmail.com disse...

Boa tarde.Gostaria de saber como posso inscrever meu filho de 8 meses na UMEI da Rua Timbiras de preferencia ou em outra UMEI tambem o que é necessário para fazer.

ROSANA disse...

Trabalho no centro de BH, e gostaria de saber como fazer inscrição para minha filha nesta UMEI timbiras. É a partir de 2 ou 3 anos?

Anônimo disse...

Boa Tarde,me chamo ISABELLA e gostaria de saber como posso inscrever minha filha na UMEI da Rua Timbiras e o que é necessário.

Anônimo disse...

por favor me mande a resposta por e-mail
Isabe-lla.m@hotmail.com

selma disse...

Meu nome e selma,moro no bairro serra e estou a 4 mes tentendo uma vaga em uma umei para a minha filha de 7 meses e não consigo,vai abrir uma na cardoso,bairro serra,como faço para fazer a escrição da minha filha.por favor mim responda por e-mail.obrigado

Anônimo disse...

ONDE SÃO FEITAS AS INSCRIÇÕES PARA ESTA UMEI, TENHO UMA FILHA DE 6 MESES E PRECISO MUITO DE UMA VAGA.

Unknown disse...

oi...Fiz inscrição da minha filha duas veses, a primeira vez ela seria a primeira da fila a ser chamada, mas não foi chamada durante todo o ano de 2012 e agora para 2013 ela foi para a 34ª posição. Isso é comum de acontecer mesmo ou existe algo que eu possa fazer para conseguir essa vaga para ela?

Anônimo disse...

MEU NOME É EDILAINE, MORO NA REGIÃO DO BARREIRO GOSTARIA DE SABER COMO FACO INSCRICÃO PARA UMEIS DE BH.
edilaines2didi@gmail.com

Anônimo disse...

bom dia meu nome é thais,tenho um filho de 2anos,moro na região de venda nova e gostaria de saber qual é a umei mais proxima da minha residencia e como faço para conseguir uma vaga para ele.

marcilene muniz disse...

Como faço minha inscrição, para trabalhar na umei, sou do Céu Azul - região de Venda Nova; alguém pode me informar. marcilene_muniz@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Bom dia, meu nome é Adriana,como posso fazer a inscrição do meu filho, com 2 anos e 11 meses em uma umei.....ele fara 3 anos agora dia 27/01/2014...moro no jardim guanabara e gostaria de informações.sgrepresentacao@hotmail.com

Mel disse...

Tenho magistério e quero saber como faço para trabalhar em uma UMEI. Aguardo resposta.

Simone Mendes disse...

Tenho magistério e quero saber como faço para trabalhar em uma UMEI. Aguardo resposta. meu e-mail é: dudumendesjr@gmail.com

Anônimo disse...

Tenho magistério e quero saber como faço para trabalhar em uma UMEI. Aguardo resposta. meu e-mail é: dudumendesjr@gmail.com