quarta-feira, 27 de julho de 2011

POR UM COLETIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BH

No dia 20 de junho aconteceu uma reunião na UMEI Alaíde Lisboa que contou com a presença de 230 pessoas indignadas com a fala desrespeitosa da secretaria de educação em relação à educação infantil. Na ocasião foram elaboradas propostas de encaminhamentos para a luta em defesa da educação infantil e pela unificação da carreira docente de BH.

No dia 29 de junho aconteceram no SindREDE/BH reuniões de representantes de UMEIS e escolas de/ com turmas de educação infantil que definiram por um dia de greve: 05 de julho. Posteriormente, esse dia foi ampliado para o conjunto da categoria a fim de cobrar da PBH o envio do projeto de reajuste para a Câmara Municipal. A greve contou com 90% de paralisação da educação infantil. A porta da PBH e a Praça Sete foram ocupadas por adultos e algumas crianças para exigir do prefeito respeito às professoras da educação infantil e o pagamento do reajuste proposto no início do ano. Ao final do ato uma comissão de professoras da educação foi até a SMED entregar pessoalmente à Sra. Macaé os projetos pedagógicos elaborados e desenvolvidos nas UMEIS e escolas de/ com turmas de educação infantil.

Avaliamos que a mobilização da educação infantil foi fundamental para expor a política de desvalorização das professoras desta etapa da educação básica. Diversas cartas redigidas por pais, mães, sindicatos e academias, estão circulando pela cidade e internet em apoio ao trabalho realizado na educação infantil de Belo Horizonte, manifestando a indignação da cidade diante da discriminação das professoras. A mobilização, da educação infantil e outros segmentos da educação, pressionou o prefeito a enviar o projeto de reajuste salarial para a Câmara Municipal, encaminhado no dia 07 de julho. E é com esta mesma mobilização que esperamos continuar lutando pelo reconhecimento salarial, político e pedagógico do trabalho desenvolvido diariamente nas UMEIs e escolas de/ com turmas de educação infantil. Para garantirmos uma articulação política mais ampla, acreditamos ser necessária a constituição de um espaço coletivo permanente de elaboração política, para garantir propostas concretas de intervenção nos rumos da política da educação infantil para a cidade em termos da unificação da carreira do educador infantil ao do professor e garantia à educação das crianças pequenas da cidade. Esse espaço não é uma instância sindical, que permanece sendo essencial na luta. O sindicato, locus de organização da categoria através das reuniões de representantes de escolas, UMEIs, assembléias e congressos, é um dos agentes na luta pela educação infantil. Mas, há também pulverizado pela cidade outros espaços já institucionalizados: luta das mulheres (Marcha Mundial de Mulheres, Movimento de Luta pró-creche); Conselho Municipal de Educação e de Direitos da Criança e do Adolescente; Conselhos Tutelares; Defensoria Pública; Fórum Mineiro de Educação Infantil; Partidos Políticos; Câmara Municipal e Assembléia Legislativa; entre outros. Reunir e discutir com todas as pessoas que tem acumulo na área da educação infantil é neste momento importantíssimo na nossa luta.

Pretendemos constituir um espaço de elaboração política para intervirmos, diretamente, nos debates da educação infantil na cidade, dialogando com o setor público da região metropolitana e o setor privado do sistema municipal de educação de BH, assim como com as universidades (UEMG, UFMG), os sindicatos (SindREDE/BH, SINPRO, SindUTE/MG), os movimentos sociais, em especial as mulheres que lutam por creches.

Por isso, no dia 11 de julho fizemos um primeiro encontro organizativo e definimos por chamar uma reunião para o dia 04 de agosto, a partir das 18 horas, na UMEI São Gabriel, para ampliarmos essa discussão.

Nesta reunião vamos conversar sobre o funcionamento deste Coletivo da Educação Infantil, nossa política, ações e a agenda de intervenções do período. Precisamos divulgar encaminhamentos já realizados neste mês de julho e propor ações para o próximo período:

1) Ações Políticas

a) Seminário sobre Regimento Escolar - agosto/setembro;
b) Ação na Ciranda da Infância - 02/09;
c) Ação na Audiência do Conselho Municipal de Educação - 06/10;
d) Criar um link nos blogs "Cartas para a Macaé" para divulgarmos todas as cartas que chegam às escolas de apoio a nossa luta

2) Ações Formativas

a) Curso de Formação sobre Plano de Carreira (estamos aguardando o retorno do Núcleo de Educação Infantil da UFMG)
b) Curso Arte na Educação Infantil (Cristina Borges esta em contato com a professa Rosvita da UEMG)

Nossos desafios são muitos e precisamos de todas na luta. Venham participar do Coletivo da Educação Infantil da Região Metropolitana de BH.

Esperamos vocês no dia 04 de agosto, quinta-feira, às 18 horas, na UMEI São Gabriel.

Para chegar é fácil:

a) metrô São Gabriel, pegar integração 810 ou 811, descer na Praça do Epa;

b) na região da Pampulha pegar S53, descer na Praça do Epa;

c) na região do Barreiro tem o 8350 (passa pela BR), pode descer na PUC, primeiro ponto, e seguir a pé ou descer na Estação São Gabriel e pegar o 810 ou 811 e descer na Praça do Epa;

d) da UMEI Carlos Prates ou do centro, pegar 3503 (descer na Praça do Epa) ou 3502 (pedir para descer perto da E. M. Osvaldo França Junior).

Assinam:
Antonieta - UMEI Carlos Prates
Cristiane - UMEI São Gabriel / EMOFJ
Cristina Borges - UMEI Ouro Minas
Consolação - EMCRT e FaE/UEMG
Daniela - UMEI Alaide Lisboa
Jacinta - UMEI Carlos Prates
Thais - UMEI São Gabriel

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela luta.