quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Recreio das crianças

Comentário no blog:

Olá. Gostaria de primeiramente parabenizar pelo blog.
Venho por meio deste buscar um esclarecimento para um trabalho acadêmico que estou desenvolvendo. Sou estudante de arquitetura e urbanismo e estou fazendo um projeto para uma pré-escola. Gostaria de saber se há um limite de intervalos de recreio por turno e por faixa etária no caso da educação infantil e qual a legislação específica sobre o número máximo de professores por aluno nas pré-escolas em Belo Horizonte? Obrigada.

Resposta:

Olá, Cristina!
Não sei se compreendi bem sua pergunta sobre intervalos de recreio. Vou responder, mas se a dúvida persistir, é só perguntar novamente.

O recreio não está instituído na Educação Infantil no mesmo molde do Ensino Fundamental. A escola pode organizar da melhor maneira, de acordo com a proposta pedagógica. Na Rede Municipal de Belo Horizonte algumas escolas fazem recreio de todas as crianças no mesmo horário, outras dividem durante o dia. Algumas não chamam de recreio, mas tem horário de parquinho.

Os/as professores/as responsáveis pelas crianças neste horário também é de acordo com a organização da escola. Em algumas a coordenadora ou as professoras de apoio ficam responsáveis, em outras juntam turmas no mesmo horário e metade das professoras ficam com as crianças, fazendo rodízio. Há também a organização em que as referências ficam com a turma neste horário.

Sobre o número máximo de alunos por professoras, a discussão é longa. Temos várias legislações sobre o assunto e a PBH descumpre todas. Vc pode entender um pouco melhor lendo nossa resposta à pergunta 07. O link é http://educacaoinfantilpbh.blogspot.com/2008/06/6-quais-as-resolues-pareceres-sobre.html

Abraços,
Gislane, Cristiane e Thaís

Nenhum comentário: