terça-feira, 13 de abril de 2010

Sobre a Greve...

Oi, gente!

A Cristiane me passou uma tarefa muito difícil depois da assembleia: comunicar o fim da greve. Fiquei pensando muito em como dizer para que nós, que acreditávamos que a continuidade fosse a melhor estratégia, entendéssemos que a greve acabou, mas a luta não. Como escrever para que nós soubéssemos que o ganho mínimo, que não justifica o fim da greve, foi um ganho e que precisamos continuar batalhando pela unificação da carreira.

Sinceramente, não achei a fórmula e minha vontade é de gritar que poderíamos ganhar muito mais se a categoria, principalmente o segmento que votou pelo fim da greve, tivesse coragem, autoconfiança e determinação. Faltou isto ao comando de greve, à comissão de negociação e a uma parte da assembleia, pois foi apenas parte que definiu pelo todo.

Mas outras coisas nos mostram que o caminho da luta é ainda o único. Manter uma greve por quase um mês foi árduo e foi importante ver os olhos surpresos do Márcio Serrano e principalmente do Afonso diante do levante da categoria para reivindicar seus direitos. E é a partir deste ponto que temos que buscar força para reconstruir nossa vontade de lutar. Eles temem a greve e nossa força!

Perdemos uma batalha, mas a guerra ainda prossegue! Teremos coletivo da educação infantil para discutir nossas estratégias. Ano passado eu tinha dúvidas, mas este ano penso seriamente se não é melhor fazermos uma greve só nossa. Talvez ano que vem, quem sabe antes, ou talvez pouco depois...

Abraços e boa volta à escola
Thaís.

10 comentários:

Drika Sanz disse...

É isso aí pessoal. É muito difícil aceitar essa derrota... Também acredito que a educação infantil deva buscar uma greve somente dessa parcela da categoria, pois não temos o apoio necessário dos outros profissionais da educação nas questões a serem negociadas e que atendem diretamente a educação infantil. Saímos sem nada.

Nina disse...

Estou indignada com tal resultado!
Indignada sim, pois não fiquei por quase um mês em greve para isso, cerca de 40,00 reias a mais no meu mísero salário.
Meu sentimento é de que nós educadoras infantis fomos usadas para engrossar o movimento.
A isonomia é um problema nosso, é somos nós que devemos lutar por isso.
Agora é voltar pra escola e trabalhar até conseguir pagar todos os dias parados, se não adoecermos antes é claro!

Anônimo disse...

AO RETORNAREM PARA ESCOLA OLHEM PROFUNDAMENTE NOS OLHOS DAQUELES COLEGAS QUE NÃO PARTICIPARAM DO MOVIMENTO.
ELAS FORAM RESPONSÁVEIS POR NÃO TERMOS CONSEGUIDO PARTE DE NOSSOS OBJETIVOS.
ACALIFA CONSELHEIRO

Anônimo disse...

Eu acho que a decepção foi geral e há um sentimento de tristeza e não reconhecimento pelo que somos e o nosso trabalho! Acredito também que perdemos a batalha, mas a guerra continua... E acho também que devemos ter uma luta só nossa, da educação infantil!!! É preciso que nos fortaleçamos e não nos deixemos abater. Precisamos acreditar se naõ haverá "GRANDE MAL ESTAR DOCENTE" !!!!!
Ao que disse o anônimo, não devemos responsabilizar outros colegas e sim a falta de representatividade e principalmente, quem votou em uma pessoa que sequer conhece as demandas da educação infantil ,sim estou falando na Vanessa Portugal!!!

Anônimo disse...

Oi...pessoal. Decepção, indignação, tristesa, essas palavras traduzem meu sentimento hoje. Nunca achei que os professores iriam nos ajudar em algum momento msm, mas gostei de participar de colaborar. Nós esperavamos muito mais, mas parece que o jogo estava de cartas marcadas, quem jogou viu como as coisas estavam. Não acredito até agora no que a Sr. Vanessa fez, dividiu mais ainda uma categoria.
Penso que nós deveríamos fazer um movimento sim, das educadoras, nas Umeis, de repudia a nossa condição.
Conte comigo e com a Umei Gameleira
Bel

Gislane (UMEI Alaíe Lisboa) disse...

Concordo com a companheira e amiga Thaís.
Passei mal com o resultado, quando eu retornei à escola, a minha sensação era de que eu voltei de um enterro. Entretanto, hj penso diferente. E acredito que nós professoras da Educação Infantil, temos dignidade e força para fazermos uma greve sem esperar pelo imediatismo,egoísmo e oportunismo de certos companheiros da rede. Ficou bem claro para nós de qual lado o sindicato está.

Anônimo disse...

Gente, eu não acreditei quando vi a alegria da Vanessa Portugal ao discursar na assembléia do dia 09/04. Pensei... na terça esta mulher irá acabar com a nossa luta, pq ela tem bosta na cabeça (perdão pela palavra). Foi dito e feito. Obrigada Vanessa Portugal, pela derrota. Vc tem pacto com o Lacerda? Se essa mulher se candidatar para qualquer coisa que seja, eu vou fazer campanha contra. Pq ela será capaz de ser pior que o Aécio, Lacerda, Marília e outros ordinários.

Anônimo disse...

Esse sindicato é uma vergonha, Vanessa Portugal nem se fala é a segunda vez que ela traí a categoria.Temos que repensar O movimento da Educação Infantil e construirmos uma Luta só nossa, sem traidores por perto.Ter somente pessoas comprometidas com a nossa luta e verdade.
É PRECISO ORGANIZAR MELHOR O GRUPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CONQUISTAR A ISONOMIA.

Anônimo disse...

FORA VANESA PORTUGAL...FORA VANESA PORTUGAL...FORA VANESA PORTUGAL...FORA VANESA PORTUGAL...FORA VANESA PORTUGAL...FORA VANESA PORTUGAL...FORA VANESA PORTUGAL...FORA VANESA PORTUGAL...

Anônimo disse...

Vocês que são da EDUCAÇÃO INFANTIL... até quando vão se submeter ao cabresco deste sindicato que usa vocês como "massa de manobra"?? Coloquem já alguém da confiança de vocês alí na diretoria, para acompanhar os assuntos de seus interesses... apóiem esta pessoa e acompanhem tudo que for tema de reunião ou diretriz de ação...
e nas proximas eleições para o sindicato sejam atuantes... mudem a cara deste sindicato para melhor. abraços