quarta-feira, 29 de junho de 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL FAZ REUNIAO PARA ORGANIZAR A LUTA PELA UNIFICAÇÃO DA CARREIRA




No dia 21 de junho, na UMEI Alaíde Lisboa, aconteceu uma grande reunião da educação infantil. Estiveram presente cerca de 230 professoras e professores que atuam nas UMEIs, Escolas de Educação Infantil e Escolas de ensino fundamental com turmas de educação infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte.

A reunião começou com a exposição da professora. Isabel de Oliveira e Silva do Núcleo de Educação Infantil da FaE/UFMG. A professora falou sobre a importância do papel pedagógico desenvolvido na educação infantil de BH e da necessidade do reconhecimento profissional daqueles/as que atuam na primeira etapa da Educação Básica. A professora Isabel baseou-se na LDB a qual expos as categorias que se enquadram na educação básica, o que inclui a educação infantil.

A conselheira fiscal do Sind-REDE/BH, professora Neide, da E.M. Aurélio Pires, apresentou os encaminhamentos realizados pelo sindicato no MP para responder as denúncias realizadas pelas professoras Daniela Goretti, Danielle Rocha, Cirleida, Claudia Ordones (UMEI Alaíde Lisboa) e Antonieta.(UMEI Carlos Prates/Danielle Mitterrand)

Em seguida, as professoras Cirleida, Daniela Goretti e Antonieta relataram a cerca do processo aberto junto ao Ministério Público que esta sendo encaminhado pelo Promotor Eduardo Nepomuceno e em suma explicaram que procuraram a promotoria com a intenção de buscar respostas sobre a diferenciação de tratamento, de vencimentos, entre outros fatores que julgam importantes entre os cargos de Educador Infantil e Professor Municipal.

Após alguns depoimentos realizados por Educadoras e Professoras Municipais que lecionam na Rede Municipal de BH foram convocados membros da administração direta, para esclarecimentos frente à promotoria, mas os mesmos não souberam responder aos questionamentos feitos pelas Educadoras. Por último a promotoria convocou a Macaé (Secretária de Educação), que em seu depoimento desmereceu o fazer pedagógico realizado pelos educadores, dizendo que na Educação infantil não há intenção pedagógica nem planejamento, apenas exercemos a função do brincar.

Em tempo, esclareceram que a ação será para o benefício de todas/os e não apenas das cinco partícipes no processo, mesmo porque repassaram ao Sindicato sobre a denúncia no MP; e este, o Sindicato, também está ajudando na investigação contra a PBH.

O processo vem caminhando e conforme foi explicitado na reunião será solicitado à Prefeitura a realização o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Caso não seja aceito passaremos para o julgamento através de uma ação civil pública..

A professora Maria da Consolação, da E.M.Cônego Raimundo Trindade e da FaE/UEMG explicitou alguns pontos da legislação municipal acerca da Carreira da Educação. Informou ainda que o documento de denúncia escrito em 2008 para a UNESCO foi entregue, por ela, nas mãos ao Sr. Georges Haddad, durante o congresso da AFIRSE-UNESCO, na sede da instituição, em Paris. Informou que no blog www.redetravessia.blogspot.com a categoria pode encontrar textos que falam sobre a luta da educação infantil pela isonomia (escrito por ela, Thais e Cristiane), legislação nacional e municipal, resoluções do Conselho Nacional e Municipal de Educação.

Por fim, a professora Vânia, da UMEI Alaíde Lisboa apresentou seu estudo sobre a legislação nacional, a partir da analise que fez da resposta da PBH ao MP.

A palavra foi aberta ao público que fez avaliação e apresentou diversas propostas. Grande parte delas foi apreciada pelas pessoas presentes:

1) Elaboração de uma carta comum para ser encaminhada às famílias da educação infantil nas reuniões que serão realizadas antes do final do mês, constando a decepção da categoria frente a fala da Secretária Macaé e da luta pelo reconhecimento da categoria como PROFESSOR da EDUCAÇÂO INFANTIL.

2) Distribuição da carta em todas as UMEIs e demais órgãos como regionais, Smed e outros.

3) Organizar todo o material pedagógico elaborado pela educação infantil, assim como os diários de classe (xerocar), para apresentar às comunidades e à PBH a importância pedagógica com as crianças pequenas

4) Participação no Seminário da Educação Infantil, que será realizado pela SMED em setembro, na PUC/MG, com atividades de protesto:

A) Criação de uma camiseta em tom roxo/lilás como expressão da luta das mulheres pela valorização profissional, pelo direito de suas crianças serem atendidas na educação infantil e pelo reconhecimento da categoria como PROFESSOR da EDUCAÇÂO INFANTIL

B) colocar todos os projetos pedagógicos elaborados pela educação infantil numa “caixa preta” para ser exposta no seminário

C) Solicitar ao Sind-rede que o dia 02/09 seja dia de paralização para que (todas) professoras à PUC.

5) Realizar um curso de formação sobre Plano de Carreira da Educação em parceria com a FaE/UEMG, Núcleo de Formação, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico, do qual a professora Consolação participa, e verificar a adesão do Núcleo de Educação Infantil da FaE/UFMG e do SindREDE/BH.

6) Publicar mais exemplares da cartilha “Perguntas e respostas sobre a educação infantil”, elaborada pela Thais, Cristiane e Gislane, quando eram da diretoria do SindREDE/BH. A versão eletrônica pode ser acessada no blog www.educacaoinfantilpbh.blogspot.com

7) Confeccionar os relatórios e portfólios das crianças, conforme definido em cada escola/UMEI para que os pais vejam e leiam nas reuniões de fechamento do semestre , podendo levá-los, retornando com os mesmos instrumentos em agosto. Antes eles serão conscientizados da postura da Prefeitura , conforme dito a cima, e deixaremos claro que se até agosto a postura da PBH não mudar, frente a colocação sobre a prática na educação infantil, os Educadores/Professores não estarão mais confeccionando estes instrumentos.

8) Os registros do diário (planejamento, projetos e relatórios individuais de alunos) serão confeccionados pelos Professores/Educadores como forma de registro da sua prática pedagógica, mas não serão colados nos mesmos, como forma de protesto. Os registros devem estar em mãos do Professor para eventuais comprovações.

9) Requerer junto ao Sind-rede um calendário de programação mensal da luta da Educação Infantil referente ao 2º semestre.

Em relação à próxima reunião, o grupo, por defender a unidade do movimento, optou por manter a proposta de data da atual diretoria do SindREDE/BH, programada para o dia 29 de junho, em dois turnos (manhã e tarde). Entretanto, ponderou que é necessário retomar as reuniões periódicas do Coletivo da Educação Infantil, no horário da noite, pois eram o espaço de elaboração e articulação desse segmento da categoria. Por isso, esta proposta será retomada após a reunião do dia 29 de junho.

Agradecemos a presença de todos e todas que optaram por abraçar essa luta e torna-se importante dizer que o número de educadoras/professoras presentes, mostra que nossa luta está ganhando força, pois em nenhum outro encontro da categoria foi visto um número tão significativo de PROFESSORAS DA EDUCAÇÂO INFANTIL ( 46 Umeis/ Escolas representadas, aproximadamente 230 Professoras) . Que esse momento seja realmente o início de uma nova época para a categoria, que mostrou que podemos ter tudo o que quisermos, lutar pelo que acreditamos, estudando, investindo tempo e disposição, se unindo aos que querem muito mais do que nos é oferecido.

Aguardaremos o retorno da reunião do dia 29/05/2011, no Sind-Rede/BH para que possamos juntas, avaliarmos e definirmos os próximos passos.


Daniela Goretti, Cirleida, Antonieta, Danielle Rocha, Cláudia Ordones



Agradecemos a presença da Professora Isabel de Oliveira e Silva da Fae/UFMG e da Consolação, da Cristiane e dos representantes do Sind-Rede/BH

2 comentários:

Juvas disse...

Mais uma vez dou os parabéns para as 5 meninas. Se houve tantos presentes é porque acreditamos que este movimento que elas/vocês estão fazendo é de fato legítimo e inteligente, deveríamos ter mais encontros lá à noite para decidirmos os nossos passos, fui a reunião de EI no sind rede hoje pela primeira vez, e fiquei perplexa, que falta de respeito, combinamos lá a elaboração 1 carta(união das 3 recolhidas) e hoje encontramos já impressa uma do sindicato que nem sabe o que é, e a importância do Ciranda da Educação e já anunciando o dia de greve em julho, que depois foi votado. Não vou aderir a este dia. Brincadeira, né? Estamos vendo tudo isso e estamos com vocês. Espero a carta de vocês no meu email para passar para minhas 2 comunidades.

blogdamodesta disse...

Parabéns a tod@s pela luta, fiquei tão indignada quanto vocês pelo uso restrito da palavra "brincar". Tenho a certeza de que as educadoras infantis conseguirão isonomia salarial, mesmo porque é uma questão de direito. A carta publicada neste espaço está muito bem acabada, uma leitura digna de nota.