terça-feira, 11 de junho de 2013

REUNIÃO DE MILITANTES DE BASE 8 DE JUNHO


No dia 8 de junho, no SindREDE/BH realizamos a primeira reunião de militantes de base. A idéia surgiu a partir de avaliações da greve que apontaram a urgência de rearticularmos a participação da militância de base do SindREDE/BH, de diferentes gerações, para constituirmos um espaço coletivo de reflexões críticas sobre o cotidiano do nosso trabalho, que repercute as políticas educacionais, as política sociais e econômicas dos governos de diferentes esferas.
A reunião contou com a presença de militantes com diferentes tempos de Rede, diversas concepções políticas, mas com o objetivo de envolver o conjunto da militância educacional para pensar as questões pedagógicas, culturais, econômicas e contribuir com a ação sindical e política na cidade.
O  SindREDE/BH é uma instituição de grande importância política, com uma histórica militância na luta social em geral. Por isso, precisamos reconstruir ações sindicais que dialoguem com os diversos movimentos de resistência de Belo Horizonte e abrir nossa entidade para acolher e dialogar com as diferentes militâncias da cidade e construir espaços de encontro também entre nós que atuamos cotidianamente nas escolas municipais.
Neste sentido, a reunião apontou algumas ações direcionadas ao conjunto da categoria e outras mais abertas à comunidade em geral. Um ponto em comum para ambas é o aprofundamento do debate sobre o projeto pedagógico. Diante das políticas educacionais hoje em curso no país, no Estado e na PBH, precisamos reconstruir uma concepção coletiva de educação, escola pública e o trabalho na área educacional.
Acreditamos que a reflexão coletiva é fundamental para encorajar e dar suporte teórico aos companheiros e companheiras que no dia-a-dia enfrentam o assédio moral imposto pela lógica da SMED e que tem encontrado adeptos em algumas escolas.
Para iniciar essa reflexão, estamos organizando um debate com a temática “Políticas educacionais e os desafios para o movimento sindical docente”, com professores/as da universidade e da Rede, no final de junho ou início de julho.
Do ponto de vista organizativo apontamos como uma das primeiras tarefas a rearticulação de alguns coletivos já constituídos pela categoria: Coletivo Lima Barreto (pessoal das bibliotecas), Coletivo da Educação Infantil, Coletivo de Inclusão, Coletivo de Readaptação Funcional, Coletivo do Caixa Escolar, Coletivo da EJA. Precisamos constituir novos coletivos: Coletivo da Escola Integrada, Coletivo de Direções de Escola.
Outra tarefa que nos propomos é contribuir com a recuperação da memória de lutas em defesa da escola pública em Belo Horizonte. Para isso, o primeiro passo é ajudar na organização de todo o material (boletins, encartes de jornais, panfletos, vídeos, fotos, notícias etc) da recente greve unificada que realizamos.
Nosso próximo encontro será no dia 17 de junho, segunda-feira, às 19 horas, no SindREDE/BH
Esperamos a sua presença!
Angela Sampaio (GETECO); Cida Coelho (Emídio Berutto); Cida Melo (UMEI); Conceição Veloso (IMACO); Consolação (CÔNEGO R. TRINDADE); Luanna (ALICE NACIF); Márcia (IMACO); Paulo (EMOC); Rosineide (OSVALDO FRANÇA JUNIOR); Thais (UMEI SÃO GABRIEL)

Nenhum comentário: