terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sintese propostas aprovadas na assembleia 30 de agosto

No dia 30 de agosto foi realizada uma assembléia da categoria na Praça da Estação que debateu sobre a conjuntura e votou encaminhamentos da luta para o próximo período.
1) Realização de uma “1/3 da jornada para planejamento, já! Não leve trabalho para casa!”
A campanha tem como objetivo garantir o cumprimento da lei federal. Nós temos direito a 7 horas de planejamento além dos 20 minutos diários de recreio.
O vereador Leonardo Matos apresentou um projeto de lei que não nos contempla. Entramos em contato e ele se comprometeu a reapresentar o projeto com uma redação acordada com a categoria. A proposta em debate é a seguinte:

"Será destinado aos ocupantes dos cargos de Professor Municipal e Professor para a Educação Infantil o mínimo de 1/3 (um terço) da jornada de trabalho, desta excluído o tempo diário reservado para o recreio na escola e na unidade municipal de educação infantil, para a realização de atividades de estudos, planejamento e avaliação”.

2) Campanha em defesa da saúde dos trabalhadores em educação
A SMED tem feito o discurso de que a impossibilidade de cumprimento de 1/3 da jornada de trabalho para o planejamento é de responsabilidade da categoria que não quer trabalhar, do absenteísmo.
 Nós que trabalhamos nas escolas sabemos que existe um processo de adoecimento crescente da categoria, seja pelas condições de trabalho, que inclui o aumento do número de estudantes por turma, a ampliação de tarefas diante da política meritocrática da PBH, a falta de tempo destinado para o planejamento, a falta de pessoal nas escolas.
 Por isso, além de debatermos sobre a efetivação de políticas de prevenção ao adoecimento, queremos a volta das pessoas que verdadeiramente não gostam de trabalhar nas escolas e estão se perpetuando na SMED. O retorno delas garantirá o número adequado de profissionais afim de que tenhamos 1/3 de jornada para planejamento. Neste sentido, entregaremos aos smedianos os cartões-convites “Volte, venha trabalhar conosco”.
3) Suspensão da reposição da greve caso o governo não pague o reajuste no prazo apresentado para os grevistas.
4) Autonomia das escolas para definirem o Calendário de 2014 com suas comunidades escolares.
5) Priorizar as questões da Educação Infantil na próxima negociação com a SMED.
6) Calendário de Atividades: 
7/9 - Grito dos Excluídos - Concentração 8h30 - Viaduto Santa Teresa
12/9 - Reunião preparatória para CONAE - 19h - Acampamento da Educação (Palácio das Mangabeiras)
14/9 - Pré-Conferências CONAE para tirada de delegados/as
20/9 - Reunião com delegação CONAE para definir propostas - 19h - SindREDE/BH

28 e29/9 - CONAE - Etapa municipal - votação de propostas e delegação estadual

Nenhum comentário: