sábado, 5 de setembro de 2009

Número de crianças por professor

Oi, gente!

A Comissão de Legislação e Justiça e de Cidadania da Câmara de Deputados (Brasília) aprovou por unanimidade o substitutivo do Deputado Ivan Valente (PSOL/SP) ao Projeto de Lei 597/07 que estabelece o número de crianças por professor na educação infantil, ensino fundamental e médio. Ele continua tramitando e depois precisa, ainda, ser aprovado também no senado.

Postamos aqui há mais tempo o projeto na íntegra e desde então estamos aguardando o andamento do projeto. Enviamos alguns e-mails, alguns com respostas, outros não. Para conhecimento, abaixo enviamos novamente o texto do projeto.

Gislane, Cristiane e Thaís

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 597 DE 2007 (AP. 720/07)

Do Senhor Deputado IVAN VALENTE

Altera dispositivos da Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, que Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º A Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo 23-A:

“Art.23-A A jornada escolar na rede pública de educação básica, nas etapas de pré-escola, ensino fundamental e ensino médio, incluirá pelo menos quatro horas de efetivo trabalho pedagógico, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola, a critério dos sistemas de ensino.

§ 1º O atendimento escolar em tempo integral deverá prever reforço escolar e atividades em outros espaços de aprendizagem além da sala de aula, inclusive práticas desportivas e artísticas.

§ 2º São ressalvados os casos do ensino noturno e das formas alternativas de organização autorizadas nesta lei.”

Art. 2º O parágrafo único do art. 25 da Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação

“Art. 25 ............. (omissis)

Parágrafo único. Cabe ao respectivo sistema de ensino, à vista das condições disponíveis e das características regionais e locais, estabelecer parâmetro para atendimento do disposto neste artigo, observado as dimensões do espaço físico e que o número de alunos por professor, não ultrapasse: (NR)

I – cinco crianças de até um ano, por adulto, na creche;

II - oito crianças de um a dois anos, por adulto, na creche;

III – treze crianças de dois a três anos, por adulto, na creche;

IV – quinze crianças de três a quatro anos, por adulto, na creche ou préescola;

V – vinte alunos de quatro a cinco anos, por professor, na pré-escola;

VI – vinte e cinco alunos por professor, nos cinco primeiros anos do ensino fundamental;

VII – trinta e cinco alunos por professor, nos quatro anos finais do ensino fundamental e no ensino médio ”. (NR)

Art. 3º Revoga-se o artigo 34 da Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996.

Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala de Sessões, em de de 2007

47 comentários:

Anônimo disse...

13 crianças de 2 anos, por professor, ninguém merece, nessa idade, várias crianças ainda estão de fralda, são muito dependentes, coitados dos professores de creche q já tem uma carga horaria de 8h por dia, não são considerados professor e sim educador, ganham mal, vão ter q se aposentar com 5 anos de trabalho, hja coluna!!!

Anônimo disse...

13 crianças de 2 anos, por professor, ninguém merece, nessa idade, várias crianças ainda estão de fralda, são muito dependentes, coitados dos professores de creche q já tem uma carga horaria de 8h por dia, não são considerados professor e sim educador, ganham mal, vão ter q se aposentar com 5 anos de trabalho, hja coluna!!!

Unknown disse...

as pessoas pensam que somos diferentes, professor de berçário não existe, somos um bando de jumento carregando a educação que os pais não dão em casa nas costas.....

marcia disse...

apóio os dois comentários acima. 13 crianças de 2 a 3 anos por adulto?? quem escreveu isso NUNCA, MAS NUNCA NA VIDA, cuidou/educou crianças dessa idade que é uma idade mista ou seja muitos ainda usam fraldas e outros PRECISAM que um adulto vá ao banheiro com elas, pois estão aprendendo a usar o sanitário e a fazer sua higiene correta não apenas dos genitais mas tb das mãos! e enqto isso QUEM fica com as demais crianças?? além disso estão ainda na fase oral , se mordem, colocam tudo na boca, brigam disputando brinquedo e atenção, os dentes ainda estao nascendo, tem diarréia, febre, as vezes tudo oq eles querem um colo!! eu cuido de crianças nesta faixa etária em creche e sei q nao dá um adulto pra 13 crianças!! a menos q elas fiquem mal cuidados e correndo riscos!

Anônimo disse...

quem fez essa lei,nunca deve ter trabalhado com crianças desta idade,vamos propor que ele fique oito horas sozinho trcando limpando,dando mamadeira e desenvolvendo atividades com as crianças, para ver o que ele dirá,este é nosso brasil gente....

Tatiana disse...

Sou professora e estou esse ano com uma turma de três anos com 33 alunos e sem ajudante,é eu e Deus,estou quase ficando doida.

ADRIANA disse...

TRABALHO NO MATERNAL II,ANTIGO PRE I E ESTOU COM 18 CRIANÇAS EM UMA SALA TAMANHO 3X3,SOZINHA E DENTRE OS 18 TEM 2 ESPECIAIS QUE USAM FRALDA.ISSO É UM DESCAS0 PARA COM O PROFESSOR.QUANTIDADE NOTA 1O,QUALIDADE NOTA O.

Anônimo disse...

Temos que tomar muito cuidado com certas leis, que aparentemente atenderia a qualidade na EDUCAÇÃO.
EXEMPLO: 5 CRIANÇAS DE UM ANO, PARA CADA ADULTO NA CRECHE?????
ERRADÍSSIMO! TENDO ADULTOS NACRECHE NÃO SIGNIFICA QUE A SUA FUNÇÃO "INTEGRAL" SEJA CUIDAR DAS CRIANÇAS. O CORRETO SERIA, PARA CADA CINCO CRIANÇA, UM ADULTO EM SALA DE AULA. ou seja, bem diferente do que propoe a lei... perigosa.. não se enganem...
responsabilidade do professor, no qual deve estar DENTRO DA SALA.
abraços.

Anônimo disse...

É realmente um absurdo, é impossível realizar um trabalho de boa qualidade nas condições impostas, somos profissionais sim mas primeiramente humanos.Os governantes criam leis e estatutos para beneficiar crianças e adolescentes mas não investe corretamentenos profissionais que vão realmente fazer valer o funcionamento dessas leis.Existe um blog que reivindica direitos dos profissionais que trabalham em creches e outras áreas da educação o endereço é http://attitudesforum.webnode.com/ vou falar desse blog tbm , lá os profissionais fazem suas reivindicações e contam acontecimentos . A união faz a força. Esses governantes não podem olhar para nosso trabalho sem olhar para nós.

Anônimo disse...

Concordo que não pode ter 13 crianças de 2 anos por adulto,isso é um absurod! Essa pessoa que fez essa lei deveria ficar com essas crianças pra ver a dificuldade que é. Sou professora do maternal há 9 anos,e já fiquei com 13 crianças,é impossivel ficar sem ajudante,justamente pq alguns deles ainda usam frauda.

Anônimo disse...

Concordo que não pode ter 13 crianças de 2 anos por adulto,isso é um absurdo! Essa pessoa que fez essa lei deveria ficar com essas crianças pra ver a dificuldade que é. Sou professora do maternal há 9 anos,e já fiquei com 13 crianças,é impossivel ficar sem ajudante,justamente pq alguns deles ainda usam frauda.

Anônimo disse...

Estou com 8 crianças de 1 ano e sozinha... todas de fralda, estou quase ficando doida... não tem ninguem pra me ajudar...

Geslaine disse...

Isso é um absurdo, não somos reconhecidos como professores e ainda não temos valor algum,as salas super, hiper, mega lotadas, e quando acontece algo, uma mordida, ou coisa do tipo adivinha de quem é a culpa??? sistema de educação totalmente falido dessa droga de país..............

Ana Paula disse...

Observo que a maioria dos comentários são de profesores, portanto deixo aqui registrado minha insatisfação como mãe quanto aos limites estabelecidos pela legislação em questão. É impossível que somente um ser humano - por mais bem intencionado que esteja - consiga cuidar de treze crianças nessa faixa etária, muito menos educá-las.

Como profissional da área jurídica, registro a minha insatisfação com a essência da legislação no Brasil.
É uma legislação que tem grandeza no vocábulário, mas é pobre no sentido. Preenche linhas, gera livros e livros, burocratiza o que necessita de solução imediata.
Indiscutivelmente, defendo a idéia de que a lei deve ser elaborada com base em um consenso, unindo o conhecimento teórico do legislador e a prática de quem vivencia determinada situação.

Coitados dos professores, das crianças e dos pais.


04 de abril de 20013 - Ana Paula

Anônimo disse...

Tatiana...
Como assim vc trabalhou com 33 alunos de 3 anos sozinha numa sala de aula??????
Que loucura é essaaa??
Onde vc mora e em que escola trabalha??
Na verdade isso não é uma escola!! É um depósito de crianças!!!
Sua diretora é louca????
Procure seus direitos. Isso é ilegal!!
Tbm sou professora de Ed. Infantil e fiquei assustada quando li seu comentário. Saia já dessa escola. Se acontecer alguma coisa com esses alunos vc será a total responsável pq a culpa é sempre do professor não importa o número de alunos.
Um abraço!!!

Anônimo disse...

sou prof tb, na escola quetrabalho funciona até 25 alunos para duas professoras e ainda estão reclamando, imagina se elas estivesse sozinha com essa quantidade.

Anônimo disse...

Tudo isso é um absurdo concordo com com vcs o governo é abusivo as prefeituras pra ganhar eleição estão ferrando conosco vamos nos juntar para acabar com essa palhaçada.

Anônimo disse...

já trabalho em um centro de educação infantil há 10 anos e infelizmente não vejo melhora.realmente os profissionais não são valorizado,como em muitos outros lugares não temos plano de carreira.temos como função educar e cuidar e quando pedimos socorro a equipe pedagógica sempre somos lembrados de que hoje nosso piso salarial é igual ao do professor.

Anônimo disse...

O PIOR E QUE OS MUNÍCIPIOS TEM O DIREITO DE CRIAR AS LEIS ORGÂNICAS QUE AINDA COMPLICA MAIS A SITUAÇÃO,FAZ É AUMENTAR O NÚMERO DE CRIANÇAS POR TURMA,ONDE TRABALHO O REGIMENTO DA INSTITUIÇÃO COLOCOU FOI 10 A 15 CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS POR ADULTO, JA IMAGINOU... SE JA IMAGINOU AGORA PENSA NO ESPAÇO UMA SALA NO TAMANHO DE 4X4 AGORA QUER SABER O NOME DA CIDADE ONDE AS CRINÇAS TEM ESSE "CONFORTO TODO"(ARICNDUVA MG)

Anônimo disse...

Gente segunda feira começa o ano letivo de 2014 e eu tô bem apreensiva tô com 25alunos no maternal 1....crianças de 2 anos. ..sozinha. ..

Anônimo disse...

Eu vou pedir as contas hoje...Fiquei uma semana e vi que esta situação não dá para mim, ante que aconteça qualquer coisa....Saio antes...á humanamente impossível!!!!

Anônimo disse...

Eu vejo esta situação em Escolas particulares, se os pai soubessem destas realidades, provavelmente não colocaria sua criança nestas escolas e sim contrataria uma baba particular e de confiança...

Unknown disse...


Pois é pessoal, essa é a realidade do nosso Brasil.. Estou com uma turma de Jardim I, 20 crianças, e sozinha, sem auxiliar.. ñ é fácil ñ..

Alexandre Tristão disse...

Deputado serve para o quê mesmo em?

Quantas secretárias gostosas para atender cada Deputado babaca que faz uma lei desta?

Unknown disse...

Estou com 13 crianças de 2 a 3 anos, e sozinha. É um pesadelo, pois nesta fase, eles são totalmente dependentes, uns usam fraldas ainda, e outros necessitam que os acompanhem ao banheiro... enquanto ''cuida'' de um aqui, ali tem outros que se mordem, se empurram, o outro, tá fazendo xixi nas roupas, e tem de trocar imediatamente... enfim, uma coisa que não dá pra acreditar quem está de fora. Saber que estudei 4 anos em uma faculdade, achando que levaria os meus conhecimentos para melhorar a sociedade... pfff... nem estou conseguindo melhorar a vida destas pobres crianças... Muito triste tudo isto... e estou pensando seriamente em desistir da profissão.

Anônimo disse...

Trabalho numa creche com 24 alunos de 2 anos. Tenho auxiliar mas mesmo assim fica muito difícil. É muita criança para trocar fralda. Esses caras tinham que passar um dia inteiro numa sala para aprenderem a fazer leis. Nós não somos educadores somos babás.

Anônimo disse...

É muito fácil fazer lei sento numa cadeira e sem noção nenhum da realidade. Trabalhamos muito , ganhamos pouco e nem respeito dos pais nós temos. Uma sala entupida com crianças o risco de acidentes é muito maior, mas , como o único direito do povo (quem realmente trabalha ) é de ficar calado. Que país é esse ....

Anônimo disse...

Realmente não dá pra se falar em qualidade na educação sem olhar para educação infantil, e nunca acordam !!!
Estou este ano com 25 alunos matriculados na minha turma de maternal (3 anos), minha auxiliar está tomando remédios pois ela fica o dia todo com as crianças...A cada 13 crianças com essa idade dois adultos em horário integral seria bom, e ainda é sufoco!!

andreiapetrelli disse...

Infelizmente essa é a nossa realidade e ainda temos que ouvir dos donos das creches que ganhamos bem e que são poucas crianças, detalhas esses donos de creches conveniadas já foram professores um dia é hoje não valorizam os professores.

Anônimo disse...

O PIOR NAO E TOMAR CONTA DE CINCO CRIANÇAS NO BERÇARIO ,E SIM TER QUE DEIXAR ELES SOZINHOS NA HORA DA TROCAS DE FRALDAS E BANHO ,ENQUANTO ESTAO QUETOS ,SENTADOS NO BEBE CONFORTO ASSISTIDO TV TA BOM ! Pior e quando começa a chorar todo mundo juntos , e vc estar dando banho e nao pode fazer nada.E quando mais de um pede colo e na hora do almoço . Tem hora que e uma loucura tem que ter muita paciencia e gostar muito de criança .

Anônimo disse...

Nossa realmente, a gente vai procurar a lei que estabelece os limites de crianças pensando que vai ter algo para ajudar ou que pelo menos preze pela qualidade no atendimento à pequena infância que é a mais importante PARTE do desenvolvimento humano , e o que tem uma lei porca que mais ajuda a superlotar e a sala e sobrecarregar o professor, SÓ prejudicando as crianças e sua educação.DECEPÇÃO ESTE DEPUTADO COM CERTEZA NUNCA DEU AULA!!!VÁ FAZER LEIS NO RAIO QUE O PARTA!!!DESCULPEM MAS FIQUEI INDIGNADA!!!JÁ FIQUEI COM 13 CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS E QUASE PIREI, NÃO TEM CONDIÇÕES!!!ELES PRECISAM AINDA MUITO DO ADULTO, NÃO PODEM FICAR SOZINHOS SEM SUPERVISÃO POR MUITO TEMPO E IR AO BANHEIRO ENTÃO FICA MUITO COMPLICADO!!!

Anônimo disse...

Nas escolas de Vianópolis passa de 25 , chega até 29 crianças na educação infantil. Temos que tomarmos providências sobre isso.

Unknown disse...

Realmente é inadmissível que nossas salas de aulas ainda sejam um depósito de crianças em vez de ser um ambiente confortável d acolhedor. Que tipo de educaçao almejamos para nosso país? No município que trabalho se pensa somente na quantidade e não na qualidade. Na minha turma de pré-escola faixa etária de 5 anos eu tinha 22 alunos e 1 autista sozinha numa sala de 4X4.... Onde vamos nos ancorar? Não temos ninguém para lutar por nós....ou vamos ter que formar nosso próprio batalhão...pois do jeito que está não tem condições...

Unknown disse...

Realmente é inadmissível que nossas salas de aulas ainda sejam um depósito de crianças em vez de ser um ambiente confortável d acolhedor. Que tipo de educaçao almejamos para nosso país? No município que trabalho se pensa somente na quantidade e não na qualidade. Na minha turma de pré-escola faixa etária de 5 anos eu tinha 22 alunos e 1 autista sozinha numa sala de 4X4.... Onde vamos nos ancorar? Não temos ninguém para lutar por nós....ou vamos ter que formar nosso próprio batalhão...pois do jeito que está não tem condições...

Liberdade disse...

O cara que propõe uma lei destas deveria trabalhar um dia na Educação Infantil.

SollMaior disse...

Pátria educadora com uma Lei dessas... É pra chorar, viu?

Anônimo disse...

Um absurdo isso, o brasil vai de mal a pior e está se transformando num fábrica de bandidos, pois com uma educação dessa o que esperar né? A começar pelo berçario, como um educador vai ensinar 13 crianças a pelos menos pegar direito numa colher pra comer, ou como ele vai levar 13 crianças pra um banheiro pra serem trocadas, ele num pensou que as crianças fazem coco e tem que dar banhos nelas, como uma pessoas sozinha vai fazer isso com 13 crianças ou 13 bebes porque são isso que são, não comem sozinhas, não tomam banho sozinhas, não vão ao banheiro sozinhas, no m eu ponto de vista esse cara é um retardado, e deveria passar um dia numa sala de berçario pra ver se ele da conta de alguma coisa. Idiota.

Anônimo disse...

Precisamos nos unir e fazer com que as leis mudem. Todas as turmas de educação infantil precisam de auxiliares em sala. todas, sem exceção. E, ainda, os CMEIS necessitam de no mínimo três pessoas para cobrirem os furos administrativos em relação a falta de professores por motivos de doença, pois a administração tira companheiras de sala para suprirem seus problemas administrativos.As crianças sentem a faltam do professor retirado de sua turma e o planejamento diário e os conteúdos não são levados em consideração. CHEGAM A RETIRAR PROFESSORES DE SUAS SALAS QUANDO ESTÃO REALIZANDO AS ATIVIDADES COM SUAS CRIANÇAS É UMA TAMANHA FALTA DE ÉTICA E RESPEITO COM O PROFESSOR, SEJA ELE CONCURSADO OU NÃO.

Martinez disse...

Uma verdade vergonha até quando nós professores vamos trabalhar em situação precária e desumana, tenho 23 criancas de 3 e 4 anos sozinha uma turminha bem agitada, sozinha sem suporte ou auxilio algum
Me sinto frustrada pois creio que a criança nessa idade necessita de atenção e ser atendida dentro de sua totalidade, porém infelizmente não temos aquwm recorrer pois quando fazem as leis com certeza são pessoas que não vivem à realidade de creches e pré escolas principalmente das redes públicas,na verdade o que temos são depósito.
E o professor a cada dia mais preciondo com cobranças e metas a serem cumpridas.

Anônimo disse...

Há três anos que me formei em Pedagogia, tenho Magistério e atualmente estou cursando Pós-Graduação em Administração escolar, Supervisão e Orientação. Mas, infelizmente me pego no silêncio refletindo se fiz a escolha certa, se é isso que eu realmente sonhei pra mim, porque não somos valorizados e respeitados. Estou desanimada, desmotivada e sobrecarregada, atualmente estou trabalhando em um Escola de Educação Infantil, e observo muitas coisas erradas. Eu trabalho no berçário A, eu tenho bebês de 4 , 8, 9 e 10 meses, de 1 ano, e 1 ano e meio, são 10 bebês, e eu trabalho sozinha com todos eles, não tem nenhuma colega para me auxiliar. Pensem, 10 bebês, que dependem de tudo, não sentam sozinhos, precisam se alimentar, choram, usam fraldas, tem refluxos, usam medicações, fazem nebulização e eu sozinha. Quando todos começam a chorar, eu tenho vontade de chorar e ir embora sem olhar pra trás. E os pais e as pessoas ainda nos chamam de "tias". Às vezes, as pessoas nos dizem: "Não reclamem, vocês que escolheram isso, agora aguenta". Só que eu acredito que as pessoas escolhem o seu futuro e fazem aquilo que sonham e as realizem profissionalmente e pessoalmente, ninguém vai fazer uma vida inteira o que não gosta. O que queremos, realmente é que sejamos valorizados e dignamente respeitados, que se cumpram as leis verdadeiras em prol da educação, apenas isso.
PENSEM, REFLITAM, AJAM, REAJAM, LUTEM...

Anonimo disse...

Eu sempre trabalhei na indústria, a quatro ano resolvi correr atrás do sonho de juventude,de ser professora, emgrssei em uma faculdade e já concli meu curso, eu estava a dois e meio fazendo estágio em uma escola municípal, adorava tudo lá, porém acabou o contrato e tô tendo q encarar a realidade, estou muito decepconada com a profissão q escolhi pela exploração e desvalorização por parte dos donos das escola particular estou fazendo um teste de 4 dias. Estou apavorada pois, são 33 crianças de 1 a 2 anos para eu e uma auxiliar dar conta no segundo dia q fui já perdi a voz, ainda falta o quarto dia, mas acho q não vou mais, apesar de precisar muito muito de um emprego. Socorro gente o q faço ?

Anônima disse...

Estão querendo que eu fique com uma turma com 25 crianças sozinha 1 criança autista que usa fralda e necessita da minha atenção para se alimentar e se trocar sozinha sem auxiliar quero saber se existe alguma lei que obrigue eu ter pelo menos uma auxiliar na sala diariamente.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eu disse...

Concordo, fico louca ao vê 21 crianças de 2 e 3 na salinha da Minha filha com apenas 2 tias mais loucas ainda

Eu disse...

Mais não é contra lei?

Unknown disse...

Boa noite, tenho duvidas quanto a turmas mistas, trabalho com crianças de 3 a 5 anos, de Jardim I,II e pré. Alegam que tenho que atender 25 sozinha,mas estão considerando apenas o pré e não os pequenos do Jardim, que chegam com 3 aninhos e super dependentes.

Anônimo disse...

Boa tarde,
Gostaria de saber se podem ter sala mista com criança do 1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental?