sábado, 17 de abril de 2010

Secretaria Municipal de Angra dos Reis tenta intimidar professoras de BH

Oi, gente!

Há algum tempo algumas professoras daqui enviaram e-mails para Angra com o objetivo de solicitar a revisão das notas da avaliação de desempenho das nossas colegas em Angra dos Reis. Veja o texto no blog Professoras da Educação Infantil são perseguidas por lutarem por seus direitos

No meio da greve recebi um telefonema da Secretaria Municipal de Educação de BH, pois a Secretária de Angra dos Reis, Luciane Rabha, havia enviado para a Macaé a resposta aos nossos e-mails com uma tentativa clara de intimidar-nos também. Não bastasse enviar para a Macaé, inclui na resposta que vai encaminhar para a procuradoria da cidade nossos e-mails. Segue abaixo o e-mail que eu e a Lucilene (UMEI São Gabriel) enviamos e a resposta dada.

--------------
Prezada Thaís,


Conforme contato telefônico, a pedido do Chefe-de-Gabinete, Professor Luiz Henrique, encaminho e-mail da Secretaria de Educação e Tecnologia de Angra dos Reis, que solicita repasse da resposta, em anexo.
Atenciosamente,
Inês de Oliveira e Silva
Secretaria Municipal de Educação
Gabinete - tel.: (31) 3277-8606/ fax: 8597
Rua Carangola, 288 - 7° andar - s/ 727 Santo Antônio - Cep: 30.330-240
Belo Horizonte - MG

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Renata
Data: 9 de abril de 2010 12:32
Assunto: Fwd: Para Secretária de Educação
Para: smed@pbh.gov.br

A/C: Sra Macaé Maria Evaristo,

Sra Secretária de Educação, com respeito reivio e-mails recebido por duas professoras da sua rede de ensino para conhecimento, solicitando a gentileza de repassar a resposta em anexo as mesmas.
Para maiores esclarecimentos, favor contactar-nos pelos telefones(24) 3369-7723/7725

Luciane Pereira Rabha
Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Angra dos Reis

Neusa de Oliveira Fonseca
Subsecretária de Educação.
____________________

Angra dos Reis, 08 de Abril de 2010.


Sras Professoras,


Nos causa surpresa e espanto o teor dos e-mails recebidos, um nos acusando de perseguição política contra funcionário em uma de nossas creches, o que jamais é prática dessa gestão e dessa secretaria, bem como o questionamento da avaliação de desempenho de algumas profissionais da nossa rede.

Acreditamos haver algum equivoco ou falta de conhecimento referente ao assunto abordado.

Enviaremos esta documentação para apreciação da Procuradoria Geral do Município.

Atenciosamente,

Luciane Pereira Rabha
Secretária de Educação, ciência e Tecnologia.

Neusa de Oliveira Fonseca
subsecretária de Educação.

--------------------------

Data: Mon, 29 Mar 2010 10:59:32 -0300

De: Thaís Tavares
Para:

Assunto: Avaliação de Desempenho

Prezada Secretária de Educação LUCIENE RABHA,

Sou professora da Educação Infantil em Belo Horizonte, MG e há duas gestões fui eleita conselheira do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte. Neste espaço aprofundei meus estudos na gestão democrática e principalmente na concepção de educação infantil e necessidade de valorização das professoras que trabalham nesta etapa da educação básica.

É com muita satisfação que acompanho o blog das Professoras do seu município que lutam pela valorização da educação infantil em nível nacional e compreendem que a a primeira etapa da educação básica é um exercício de professoras. A luta delas vem ao encontro das discussões que ocorrem hoje em Brasília na Conferência Nacional de Educação.

As discussões que elas abordam no blog aumentam consideravelmente o respeito que temos pela cidade de Angra dos Reis, por ser um local onde as diversas opiniões podem ser manifestados e divulgados. No entanto, foi com grande surpresa que acompanhei também o resultado da avaliação de desempenho destas colegas, que muito me entristeceu. Gostaria muito de somar os apelos para a revisão destas notas, uma vez que tenho plena convicção que o governo do PMDB não persegue colegas que brigam pela qualidade da educação infantil da cidade.

Aguardo retorno do desfecho desta situação.
Atenciosamente,
Thaís Tavares Lacerda
Belo Horizonte - MG
________________

Data: Mon, 5 Apr 2010 13:49:30 -0300
De: "Lucilene e Eliseu" <...@yahoo.com.br>
Para:

Assunto: avaliação de desempenho

Senhora Secretária de Educação Luciene Rabha

Nós, professoras da Rede Municipal de Belo Horizonte, nos manifestamos contra a perseguição política impetrada contra as professoras que ocupam o cargo de Auxiliar de Creche no município de Angra dos Reis. Sabemos do ataque às educadoras manifestado pelo rebaixamento da nota da avaliação de desempenho das mesmas.

Informamos ainda que já denunciamos esse fato à Câmara Municipal de seu município e exigimos a revisão das notas das educadoras que se colocaram à frente do movimento exercendo seu direito de luta pela valorização das professoras que trabalham nesta etapa da educação básica.

Lucilene Ribeiro
Professora Municipal em Belo Horizonte

7 comentários:

Anônimo disse...

Que prepotente essa Secretária heim? Angra dos Reis não merece isso, dá pra entender por que as funcionárias tiveram notas baixas.

Anônimo disse...

Sra. Luciene Rabha, nós temos direito de lutar pela nossa valorização, ainda mais em sua cidade onde os educadores ainda são chamados de "Auxiliares" o negócio fica mais vergonhoso ainda. Ao invés da Sra intimidar as professoras daqui por que não conserta o que está errado?

Anônimo disse...

Coitada dessas nossa colegas de Angra, não queria estar na pele delas!

Anônimo disse...

Olha que abusada! o que ela acha que pode fazer contra vocês que só estava pedindo justiça?

gi gama disse...

Oh, meu Deus! Salve esta alma perdida de Angra. Cara Luciene Rabha, vc é remanescente da ditadura militar? Parou no tempo?
Vai mexer com a sua turma, como diria os nossos amados alunos.

Eu luto sim, quem vai me impedir?
Vc? rarara

A Macaé não resolve nada, minha cara, ela é uma ilusão em todos os sentidos.

Gislane (UMEI Alaíde Lisboa)

Leomárquia disse...

Caros colegas, saiu uma enquete em Angra dos Reis num blog de política com a seguinte pergunta:"Na sua opinião os auxiliares de creche são professores? sim ou não.
Essa enquete demonstra que estamos conseguindo chamar atenção de todos os seguimentos da sociedade.
Contamos com o voto de vocês.
Link para acesso:
http://angrapol.blogspot.com/

Jace disse...

Caras Cristiane ou Thaís, comente por favor, no blog do Valdecy Alves sobre a legislação da educação em Fortaleza. Li, mas achei um tanto confusa para meu entendimento. Ele pediu que eu comentasse, porém preferi não comentar. Os professores de lá estão muito angustiados e com razão! Veja lá: http://www.valdecyalves.blogspot.com/