domingo, 13 de junho de 2010

Fórum Mineiro de Educação Infantil

Oi, gente!

Estou sem net em casa e por isso desapareci um pouco do mundo virtual. Hj consegui um tempo na casa da minha mãe para postar sobre a reunião do Fórum Mineiro de Educação Infantil que participamos sexta passada, 11 de junho.

Estavam presentes no fórum Thaís, pela UMEI São Gabriel; a Antonieta, pelo Conselho Municipal de Educação e UMEI Carlos Prates; Cristina Borges, pela UMEI Ouro Minas; Edir (vice-diretora da UMEI Alaíde Lisboa) e outras representantes de UMEIs, algumas pelas GEREDs. Tinha representação de Universidades (UFMG, UNI, PUC...) e representantes de várias secretarias de educação de Minas, inclusive de BH. Na abertura a Secretária Macaé esteve presente.

Nesta reunião discutimos a carta de minas que será entregue aos candidatos aos vários cargos eletivos deste ano. Campanha nacional que visa colocar a EI no plano de governo de todos os políticos do país, garantindo visibilidade a esta etapa da educação básica. Entre as demandas, reforçamos algumas aprovadas no CONAE, como 50% do pré-sal para a educação e uma porcentagem dele específica para a educação infantil; reafirmamos a posição do CNE vedando diferenciação salarial entre as etapas da ed básica (a SMED teve que escutar a posição e não conseguiu neste espaço ganhar o ponto) e a regulamentação do número de crianças por professor estabelecido pela CONAE. Vários outros pontos, como formação e piso salarial, tb foram discutidos e incluídos na carta.

A PBH é signatária desta carta, portanto assina tudo o que foi aprovado. Isto não garante o cumprimento, mas é mais um argumento político que podemos utilizar a nosso favor. Infelizmente não havia nenhum representante do SIND-REDE, que mais uma vez permite q o rumo da história seja definido por outras pessoas.

Só mais um assunto: estamos querendo montar um curso de diversidade étnico-racial na UMEI Carlos Prates. A proposta inicial é que aconteça quinzenalmente à noite. Mais detalhes repassamos depois. Estamos procurando parceiros para este curso. Quem tiver interesse, nos procure pelo e-mail educacaoinfantilpbh@gmail.com. A proposta é que ele seja gratuito, mas o material deverá ser xerocado ou adquirido pelo cursista, pois não temos verba nenhuma.

Por hora é só.
Abraços,
Thaís

10 comentários:

Leomárquia disse...

Oi amigas, sumidas! saudade de vcs!
Bjs.

Júnia disse...

Thais, tenho cobrado do sindicato uma posição sobre o PROJETO DE LEI 915/09 que trata da nossa equiparação salarial. Pelo que sinto o SINDicato não está nem aí.O projeto está andando à revelia e poucas pessoas sabem dele. Nem sequer divulga. Já envei até e-mail pra Vanessa Portugal e nada. Divulgue aí no seu blog. Está na câmara municipal de BH. Agradeço,
JÚNIA CÉLIA - UMEI GRAJAÚ

Júnia disse...

Thaís, PJ 915/09 teve publicação recente de um parecer em 1@ instância negativo pra gente. Precisamos divulgar para cobrar dos vereadores. Consulte o site da câmara municipal. Obrigada,

JÚNIA - UMEI GRAJAÚ

driolive2004 disse...

O relator Arnaldo Godoy votou pela rejeição do projeto.

Anônimo disse...

Bem que eu sempre desconfiei que essas crianças que não aprendem matemática tinham um parafuso a menos.
------------

SEM HABILIDADE COM NÚMEROS
Junia Oliveira, O Estado de Minas, 08/06/2010

http://wwo.uai.com.br/EM/html/sessao_18/2010/06/08/interna_noticia,id_sessao=18&id_noticia=141062/interna_noticia.shtml
Consta em http://www.exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=34579041

Gislane disse...

Pois é Thaís, não podemos contar com o Sind Rede para a nossa luta. Não estamos recebendo nenhuma informação do sindicato e muito menos apoio.

Não irei gastar o meu precioso tempo em depreciar o sind Rede, pq já estou sem paciência com esse povo aproveitador que faz da sede base do PSTU e outras "cagadas", perdoe-me o palavrão, mas é assim que eu vejo os pseudos representantes da categoria naquele sindicato.

Colegas, vamos lutar sem depender desse povo que só está afim de liberação para ficar na "sombra" e aproveitar do dinheiro dos filiados. Sind Rede=Senado...

Anônimo disse...

Oi...meninas...fico feliz em saber que vocês nos representaram no Forum Mineiro. Aliás, quero aqui fazer uma pergunta: com relação ao piso salarial, que agora já é lei, e está sendo tão difundida pela mídia, o que a prefeitura pode fazer para não cumprir essa regra. Onde posso denunciar, pronunciar o que vem acontecendo na Ed. Infantil na PBH. Por favor, postem o endereço eletronico da Camara dos vereadores de Belo Horizonte, a respeito da Lei 915/09. E se for possível o end. do Ministério Público para fazermos denuncias. Acho legal a gente saber quais vereadores votaram contra o projeto para que a gente possa mandar via e-mail para nossos conhecidos e colegas de trabalho.
Grande Abraço,
Bel

Anônimo disse...

http://www.cmbh.mg.gov.br/index.php?option=com_wrapper&Itemid=582

Amanda disse...

Oi!! Qual é a remuneração do educador infantil??? Recebe algum beneficio extra???

Educação Infantil na PBH disse...

Oi, Amanda!

A remuneração inicial do educador infantil é de R$850,00. Com os descontos o valor cai bastante. Nossa carga horária é de 4h30 diárias.

O único "benefício" é o vale-transporte, que também tem desconto na remuneração.

Brigamos pela unificação da carreira com o professor, pois além da remuneração inicial deles ser maior, eles sobem no plano de carreira mais rápido do que nós.

Qq dúvida, pode perguntar.
Abraços,
Thaís