quinta-feira, 21 de maio de 2009

Grupo de estudos arte-educação na ed infantil

A Reunião de Representantes da Educação Infantil, que foi realizada no dia 14 de maio, aprovou a criação de um grupo de estudos sobre arte-educação na educação infantil. Nossa proposta é que tenha a duração de 3 meses, sendo 6 encontros (de 15 em 15 dias). Qual o melhor dia e horário para você, que é educador da rede e que deseja participar?

Durante a semana à noite
No sábado de manhã

ATENÇÃO: Este levantamento terá o prazo de dez dias para ser realizado. Após o término do prazo, definiremos os dias de realização dos encontros.O grupo de estudos sobre este assunto pretende, acima de tudo, reunir educadores para uma reflexão mais cuidadosa sobre nossas práticas, sobretudo sobre aquelas que qualificamos como atividades de "arte".

Preparamos a seguinte pauta para os encontros:

ARTE-EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

> O que é arte?

> O educador e seu contato com arte. Fazendo levantamentos (vai a museus, Palácio das Artes, como vê a arte contemporânea, gosta de desenhar, tem aversão, etc);

> Arte-educação na educação infantil: desafios e possibilidades.

> Precisamos do quê para trabalhar com arte na educação?

> Clichês e práticas que descaracterizam a arte.

> A proposta triangular de Ana Mae Barbosa: um caminho interessante.

> Os pcns de arte: visões críticas sobre.

> A formação dos professores na Universidade: preparo ou despreparo para lidar com arte na escola?

> Indústria cultural: até onde a escola endossa o sistema?

> Projetos de arte nas UMEIS: debates e avaliações sobre.

> Análise de material didático de "arte".

Nos encontros, a demanda dos participantes pode aumentar a pauta. O que postei acima é, segundo nossa avaliação, muito importante para a realização de debates.

Abaixo, deixo bibliografia sobre.

OSTROWER, Fayga. Universo da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1987.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos . Coleção Arte & Ensino. Editora C/Arte, 1989.

BENJAMIN, Walter. "A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica"; "Experiência e Pobreza"In: Obras Escolhidas I: magia e técnica arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BRISSAC PEIXOTO, Nelson. "Ver O Invisível: a ética das imagens". In: Ética organização Adauto Novaes-COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1982.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo:Companhia das Letras, 1993.

BARBOSA, Ana Mae. Arte educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1986.

BARBOSA, Ana Mae. (Org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília. MEC, SEF, 1998. 10 v. Conteúdo: v. 6 – Arte.

LANIER, Vincent. Devolvendo Arte à Arte-Educação. In: BARBOSA, Ana Mae. (Org). Arte-Educação:leitura no subsolo. São Paulo, Cortez, 2002.

http://www.artenaescola.org.br/forum/topico.php?n=232&f=http://

www.anpap.org.br/

Qualquer dúvida, mande um e-mail: crisemarcinho@yahoo.com.br ou thaistlacerda@hotmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

O que é o arte na escola?

Anônimo disse...

É isto que queremos pensar um pouco. Vc tem uma resposta? Eu não...

Abraços,
Thaís