quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Reunião SMED

Oi, gente!

Antes de tudo, quero parabenizar nossas colegas que atenderam ao chamado de última hora e o empenho de algumas escolas para mandar representantes. Conseguimos um número bom de pessoas, principalmente se considerarmos que a convocação foi completamente inadequada.

Durante as férias de julho, um grupo de professoras da ed infantil procurou o vice-líder do governo na câmara, Paulo Lamac, para discutir a questão das eleições escolares 2008. Ele disse, nesta reunião, que marcaria uma agenda na SMED para este assunto e até semana passada não conseguimos retorno. A reunião foi marcada para hj, 14h30, e fomos à SMED com 13 professoras para acompanhar a reunião, ou ao menos ter um posicionamento do vereador na saída.

Quando o gabinete da SMED descobriu que estávamos lá embaixo aguardando algumas pessoas, a reunião foi desmarcada. Recebemos um telefonema da assessora do vereador Paulo Lamac (ela ligou para a recepção do prédio) avisando que nós não seríamos recebidas/os, mas confirmando a presença do vereador. Dissemos que estávamos aguardando o Paulo Lamac para conversar com ele, e que a intenção não era conversar com o Hugo (inicialmente). Resumindo: Paulo Lamac não foi à SMED e não conseguimos falar com ele nem no celular. O Secretário não estava, nem a Secretária Adjunta Macaé e nem o Afonso (chefe de gabinete).

Enquanto decidíamos o que fazer, o Hugo Vocurca (Secretário Municipal de Educação) chegou de carro e conversamos com ele no estacionamento do prédio (ele não conseguiu escapar). Perguntamos sobre a portaria, e foi respondido que eles vão cumprir a decisão judicial (permitindo as educadoras concorrerem a vice-direção de UMEI), mas não se pronunciou sobre a possibilidade de posse. Sempre que perguntado, afirmava que eles vão cumprir a decisão judicial. Falamos do projeto de lei e ele disse que tem problemas, mas é uma discussão para a câmara. Ficou combinado que marcaremos uma reunião para conversar sobre isto (será agendada amanhã).

O projeto na câmara continua tramitando e no primeiro dia de plenária de outubro será lido o requerimento colocando-o em pauta. Teremos que ficar atentas para que o projeto seja aprovado o quanto antes, e para isto precisamos da mobilização rápida da categoria!

Marcaremos uma reunião de representantes da ed infantil para discutirmos os próximos passos, pois precisaremos pressionar o governo para que a portaria não saia antes da aprovação do projeto de lei. Percebemos também que a posse está condicionada ao número de candidatas eleitas pela comunidade. Por isto precisamos que todas as escolas tenham educadoras nas chapas, para que muitas vençam as eleições.

Assim que marcarmos a data da reunião divulgamos para as escolas, desta vez com antecedência!

Abraços,
Thaís.

Nenhum comentário: