quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Sugestão de carta para entregarmos ao prefeito

Belo Horizonte, 01 de outubro de 2008.

Excelentíssimo Senhor Prefeito,

O processo eleitoral é um momento importante para a cidade de Belo Horizonte, quando podemos refletir qual gestão desejamos e eleger o projeto político-partidário que se encaixa neste ideal. Acreditamos na gestão democrática por compreender que a participação popular é imprescindível para construir uma cidade melhor, sendo a escola um lugar privilegiado para este aprendizado.

Lutamos e conquistamos a gestão democrática de nossas escolas. Pais, mães e estudantes participam das instâncias de decisão através da atuação nos Colegiados Escolares e Caixa Escolar. As Assembléias Escolares, por lei, são soberanas, e também são conquistas da comunidade. A eleição da direção das escolas é um momento riquíssimo para a comunidade escolar. No entanto, temos vivenciado a perda do poder deliberativo destes espaços e suas decisões sendo submetidas à aprovação do Poder Executivo Municipal. Esta é uma situação embaraçosa e constrangedora, que desestimula a participação popular e interfere negativamente na formação de nossos estudantes.

No ano de 2006, como é de conhecimento de V. Exa, as comunidades escolares elegeram legitimamente duas vice-diretoras de UMEIS que até hoje não foram empossadas. O argumento utilizado para a negativa da posse não é democrático, não é justo e não reflete a realidade vivenciada pela Rede Municipal de Educação que, desde 1989, assiste à posse de Diretores e Vice-diretores eleitos sem intervenção do Poder Executivo.

Aproximando-se as eleições escolares de 2008 e desejando resolver o impasse criado para a eleição e posse das/os educadoras/es infantis legitimamente eleitas/os, solicitamos o agendamento de uma reunião com V.Exa. para esclarecermos a questão e, assim, assegurarmos o direito de posse de todas/os as/os educadoras/es infantis que forem eleitas/os em suas comunidades escolares para a próxima gestão. Desta forma estaremos garantindo que não se repita o desrespeito ao desejo da população belorizontina.

Certos do pronto atendimento aguardamos.



Atenciosamente,

ASSINATURAS DAS EDUCADORAS/ES, PROFESSORAS/ES DE CADA UNIDADE E COMUNIDADE ESCOLAR.

Nenhum comentário: