sábado, 20 de março de 2010

Manifestação na Porta da SMED 19 03 2010


Oi, gente!

Ontem fizemos mais uma atividade da greve: uma manifestação na porta da SMED. Na porta mesmo, pois ao tentar entrar, a Secretaria Municipal de Educação fechou as portas de vidro e chamou muitos guardas municipais para assegurar que não conseguiríamos chegar perto de tão "ilustres" pessoas. Esta é a primeira vez que encontramos as portas da SMED fechadas, apesar de já ser comum nas outras secretarias e na PBH. Mais uma vez o governo trata como privado algo que é público, assim como faz com a Praça da Estação.

A manifestação estava lotada e fizemos uma pequena passeata na Av. do Contorno. Panfletamos e conversamos com pessoas que passavam por lá, explicando porque estávamos nas ruas e não nas escolas.

Na manhã de ontem, a PBH chamou de última hora para uma reunião com o Secretário Adjunto de Recursos Humanos e o Secretário Adjunto de Educação. Como avisaram com menos de 1 hora de antecedencia, só estiveram presentes 03 pessoas da comissão de negociação representando o comando de greve. Nesta negociação percebemos que precisamos continuar em greve após terça-feira.


A PBH primeiro perguntou se queríamos mesmo ("vcs tem certeza?") a isonomia salarial e funcional da educação infantil. Perguntaram se não podia só chegar perto, mas não igualar. Respondemos que tínhamos certeza e que legalmente era possível fazer sim! E sabe o que disseram logo em seguida: mas este problema já foi resolvido com a lei 9815/09 - reajuste da jornada complementar - e tivemos novamente que responder que não foi resolvido e que queremos a unificação da carreira.


Aí eles disseram que estão estudando (novamente a mesma "embrometion") reajustes para todas as categorias, só que é na lógica do merecimento. Não é para todo mundo... e não apresentaram mais nada, afirmando que era para acabarmos com a greve e eles apresentariam. Nossa resposta foi: não concordamos com a política de reajuste vinculado ao desempenho e se vcs apresentarem alguma proposta até terça-feira, levamos para a categoria avaliar se devemos ou não interromper a greve.


Nosso calendário de atividades é:

Segunda-feira - Regionais de greve para visita às escolas que ainda estão funcionando. Horários: 8h / 14h e 18h30 (locais no calendário ao lado)

Terça-feira - Assembleia às 14h no "Colégio Marconi"

Abraços,
Thaís, Cristiane e Gislane

3 comentários:

Professora disse...

Parabéns, estamos aprendendo com vocês, a determinação de vocês nos dá forças para continuar!
Estamos na torcida.

Educação Infantil na PBH disse...

Que bom ter vcs aqui de novo... colegas usei as informações do blog de vcs aqui no nosso blog, viu?

Espero que vocês perdoem a invasão...rsrsrs

Cristiane

Cleininha disse...

Thais e Cristiane,
estou com uma dúvida e não consegui localizar onde postar corretamente, por isso vou perguntar por aqui ok...
É o seguinte: suponhamos que haja uma paralisação escolar e que a escola decida por não haver aula, porém, uma ou duas professorem preferriram não aderir a essa paralisação e cumpriram sua carga horaria na escola... qdo houver a reposição escolar, essas professoras terão que ir ou elas não precisam???? Estou com essa dúvida pq ouvi de alguém que a reposição da carga horario se refere ao aluno e não ao professor... essa informação procede? o que a lei fala sobre isso??
fico aguardando resposta, obrigada!!!
Cleine