sexta-feira, 4 de julho de 2008

GIRAMUNDO CONTA A HISTÓRIA DA CAATINGA

Publicado no DOM de 04/07/2008

O Giramundo Teatro de Bonecos sobe ao palco ao ar livre do Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim) neste domingo, dia 6, às 11h30, para encantar crianças e adultos com mais um episódio do "Miniteatro Ecológico". A peça, voltada à educação ambiental, tem como tema a caatinga, sendo um dos seis espetáculos sobre biomas brasileiros encenados pelo grupo. A apresentação integra a programação do projeto Brincando no Museu e tem entrada gratuita.

Para conhecer a realidade da caatinga, o Giramundo passou uma temporada no Parque Nacional da Serra da Capivara, no sertão do Piauí, identificando e constatando ações que desequilibram o ecossistema, como a caça predatória e a extração mineral. Em contrapartida, encontrou uma vasta riqueza cultural e costumes característicos, como a crença no lobisomem, a literatura de cordel e o repente. Todo esse material foi transposto para o espetáculo dirigido por Ulisses Tavares, também responsável pelo projeto dos bonecos e pelo texto.

A idéia de um teatro em minia-tura foi concebida por Álvaro Apo-calypse em 1992 e tinha como meta a sua utilização em escolas. Em 2001, a proposta foi adaptada por Marcos Malafaia para o projeto de educação ambiental, assumindo a forma atual do "Miniteatro Ecológico". O objetivo é contribuir com a educação ligada ao meio ambiente, unindo arte e ciência de forma leve e divertida. A intenção do grupo é que, até 2010, seja montada uma pequena enciclopédia ecológica do Brasil.

Nenhum comentário: