terça-feira, 15 de julho de 2008

Retorno das atividades

Oi, Colegas!

Ano passado aprovamos em um dos nossos Coletivos da Educação Infantil que no período da campanha eleitoral para prefeito iríamos procurar todos os/as candidatos/as a prefeito/a de Belo Horizonte para expor as questões da educação infantil e cobrar um compromisso de todos/as caso sejam eleitos/as. Vale lembrar que quem dará posse para os/as diretores/as de escola eleitos/as será o/a novo/a prefeito/a.

Já conseguimos conversar com um candidato a vereador (Preto do Sacolão - Bairro São Gabriel) do PMDB que se comprometeu a marcar um encontro da educação infantil com o Leonardo Quintão em agosto. Conseguimos também conversar o vereador Paulão do PCdoB e com o dirigente do Sind-Rede/BH Alberto Veras (PCdoB) que se comprometeram a conseguir a reunião com a Jô Moraes (vão dar resposta da data na quinta-feira). Conversamos com a Vanessa Portugal (PSTU) que aceitou conversar conosco sobre as questões específicas da educação infantil. Estamos entrando em contato com os demais candidatos e quando tivermos retorno de data e horário (provavelmente em agosto) comunicamos com todas as escolas. É importante que todas as escolas retirem um representante para estas atividades.

Ontem, 14 de julho, fomos 5 pessoas à Câmara de Vereadores conversar sobre a educação infantil com a Neusinha Santos, líder do governo na câmara. Ela não estava. Conversamos com uma das assessoras que ficou de dar um retorno da data do encontro hoje à tarde. Nossas demandas imediatas para ela são:

1) agendar um encontro com o Prefeito Pimentel para conversarmos sobre a eleição escolar;
2) conseguir o comprometimento dela enquanto candidata a vereadora com as questões da educação infantil (em especial a vice-direção e a extensão de jornada);
3) conseguir o encontro com o Márcio Lacerda, candidato do PT à prefeitura.

Aproveitamos para conversar com o vereador Fred Costa sobre a resposta da SMED a diligência do projeto 1699/08 (eleição escolar). O vereador ficou de marcar uma reunião ainda em julho com o Carlão (PT - relator da Comissão de Educação e Cultura) para solicitarmos parecer favorável ao projeto. Fomos informadas também que a resposta da SMED foi irregular, pois a comissão pediu um posicionamento relacionado ao mérito da questão, e a resposta foi de aspectos jurídicos, com interpretações equivocadas da lei. O posicionamento com relação a legislação caberia dentro da comissão de legislação e justiça, e não na comissão de educação. O posicionamento da SMED deveria ser se é importante ou não para a educação que as educadoras infantis se candidatem a direção escolar, opinião que não foi apresentada na resposta.

Qualquer novidade entramos em contato com vocês!
Abraços e Boas Férias!
Thaís

Nenhum comentário: