quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Reunião com Leonardo Quintão

O Sind-REDE/BH enviou ‘Manifesto à população e aos candidatos a prefeito em defesa da educação pública municipal de Beagá' convidando-os a debaterem o mesmo com a categoria no dia 10 de outubro. Na ocasião, ambos não compareceram. No último dia 20 de outubro, às 15 horas, o candidato Leonardo Quintão esteve presente em reunião, previamente marcada, na sede do SINDREDE.

Na reunião com a diretoria e representantes de escolas e UMEIs, foram entregues cópias do manifesto e um ofício com a solicitação de uma reunião para o dia 27 de outubro, 15 horas, caso seja eleito, para discutir a participação das educadoras infantis nas eleições escolares.

O candidato Leonardo Quintão fez a leitura, ponto a ponto, do manifesto, solicitou esclarecimentos de alguns aspectos e se posicionou sobre as propostas da categoria.
Os presentes fizeram esclarecimentos e expressaram opiniões e posicionamentos sobre a política educacional do município.

Em respostas às questões apresentadas, o candidato Leonardo Quintão fez as seguintes considerações e propostas:
a) realizar uma conferência de educação no início do ano de 2009 para definir, entre outras questões, os critérios para ocupação dos cargos de direção da SMED;
b) participação das educadoras nas eleições escolares;
c) autonomia das escolas para definir seus projetos político- pedagógicos com a participação da comunidade escolar e respeito às assembléias escolares;
d) isonomia salarial para a educação infantil;
e) construir uma política de saúde para o atendimento dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, incluindo a questão da readaptação funcional;
f) analisar os casos de demissão por questões políticas no governo
Pimentel;
g) manutenção das férias em julho e o recesso em janeiro;
h) discutir formas de garantir o tempo coletivo (reuniões pedagógicas e ACPAT);
i) discutir uma política salarial vinculada à receita do município, com transparência das contas públicas.

Houve ponderações sobre alguns aspectos apresentados pelo candidato, como a questão da
política salarial, a solicitação da regulamentação da transição referente aos cursos de pós graduação, e a ampliação para 1.8 do quadro de pessoal para garantir o tempo coletivo. Foi exigido que o candidato, se eleito, respeite a organização sindical da categoria.

Ao encerrar o encontro foi reafirmado que o espaço continua aberto para ambos candidatos para discussões acerca do manifesto.

Até o momento, o candidato Márcio Lacerda não entrou em contato conosco para responder ao
nosso manifesto.

ATENÇÃO!!! Estamos enviando para cada escola uma quantidade do manifesto para ser distribuído a todos os profissionais da escola, pais, mães e estudantes.
Ajude a reproduzir e distribuir na sua comunidade escolar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Thaís, gostaria, por gentileza, que vc publicasse(pode ser aqui no blog) as leis que asseguram a posse do educador infantil nas direções e vice das escolas. No abaixo assinado, só estão divulgados que existem as leis, mas é importante colocar quais são exatamente. Por gentileza, na medida do possível, publique isso rapidamente para continuarmos enviando o abaixo assinado. Em uma das escolas onde estou dobrando já pedi à comunidade ontem que levasse pra casa os abaixo-assinados. Provavalmente, hoje já terei várias assinaturas. Estou pedindo para citar melhor os artigos das leis pq, conversando com minha colega da UMEI Elyenni(estudante tb de Direito),foi frisado por ela a grande importância de citar as leis no abaixo assinado, se possível. Obrigada, Thaís, abraço!

CRISTINA . UMEI Paraúnas

Anônimo disse...

Oi, Cristina. No blog, ao lado direito tem links para algumas legislações. A Lei 9154/06 (art 36) diz que poderemos exercer a função de vice-diretoras de UMEIS. A LDB (9394/96) diz que para exercer outras funções do magistério temos que ter experiência de 2 anos. Ela também tem link ao lado direito.

No recurso do Fred Costa que enviei por e-mail hj de manhã tb nos ajuda a formar um corpo legal e legítimo de argumentos.

Um abraço,
Thaís

Anônimo disse...

Obrigada, Thaís. Precisaremos de um prazo um pouquinho maior p terminar de recolher os abaixo-assinados! Pode ser?

abraços!

Anônimo disse...

eu li agora que vcs já agendaram a data para a entrega dos abaixo-assinados. Terminarei de recolher pela manhã na UMEI os abaixo-assinados e entregaremos para Cynthia para que ela entregue às 15 hrs com vcs.Tenho também abaixo-assinados da escola onde trabalho à tarde, já estão comigo.