terça-feira, 7 de outubro de 2008

Reunião SMED - Um desabafo!!!

Oi, gente!

A reunião não foi boa. Estavam pela diretoria do SindRede/BH a Thaís, Neide e Alberto; pela categoria a Carmen (UMEI São Gabriel) e Lucinha (diretora da E.M.O.F.J); e pela SMED o Secretário Hugo Vocurca, Afonso, Luis Henrique e Helen.

Os representates da SMED deram a entender que não conheciam o projeto (apesar de no meio da reunião entrarem em contradição) e falaram claramente que não percebem esta questão como conflituosa na Rede Municipal, como se ninguém quisesse se candidatar. Disseram durante toda a reunião que não estão convencidos que a participação e posse das educadoras infantis garanta a melhoria no atendimento. Ficaram de conversar com o governo sobre o assunto, mas indicaram que a possibilidade de sermos vice-diretoras em escolas de educação infantil e ensino fundamental não é adequada (sem justificar porquê).

Foi uma reunião pesada, com ironia e deboche por parte deles, deixando a entender que este tema não é importante. Comentaram inclusive que é uma "perfumaria" das demandas que as escolas possuem.

Mas se por um lado a reunião foi muito ruim, por outro podemos pensar que "quem desdenha quer comprar". Avalio que eles estão com um problema sério, pois ir para o segundo turno nas eleições municipais não foi bom para eles, e eles já perceberam que em todas as reuniões temos pessoas diferentes participando. Portanto esta é uma demanda de toda a rede, e que movimenta a categoria. Eles estão tentando demonstrar que este tema não tem importância, mas não fazem a menor idéia do que fazer com a reação que com certeza virá.

Perguntei inúmeras vezes: qual a proposta de vocês? Eles não tem!

É importante não desistirmos agora!


Se a SMED não tem proposta, nós temos!
Se a SMED não acredita na gestão democrática, nós acreditamos!
E nós temos direito de ocupar este espaço, pois se a SMED acredita que nós não temos capacidade para isso, vamos provar que temos sim!

Amanhã teremos o seminário sobre gestão democrática e esta demanda tem que aparecer na resolução que encaminharemos para a SMED, por isto participem do Seminário. Amanhã também iremos à câmara para verificar quando o projeto realmente entra na pauta. Pode ser que ele seja votado semana que vem (semana do professor), por isto precisamos saber quem estará na cidade para colocarmos algumas pessoas na plenária no dia da votação.

Quem puder, envie um e-mail para o Secretário Municipal de Educação discutindo a importância da gestão democrática e o sentimento de desvalorização quando não podemos participar das eleições escolares como candidatas. O endereço de e-mail é
smed@pbh.gov.br . Mandem com cópia para o meu e-mail (thaistlacerda@hotmail.com) pois assim se ele comentar algo nas próximas reuniões saberei do que ele está falando.

Deixo registrado aqui o sentimento de indignação que saí desta reunião, pois constatei mais uma vez o descaso, desrespeito e preconceito com que somos tratadas pela administração do PT. Espero, sinceramente, que estes sejam os últimos meses destes 16 anos de mesma gestão.

Um abraço,
Thaís.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caríssima Thaís Lacerda,

Após a leitura do resumo da reunião de hoje e da leitura do
resultado de uma enquete sugestiva ao novo prefeito, num site popular onde pergunta-se o que é mais importante para o povo de Belo Horizonte, concluí três tristes fatos:

1º - Apoio ao sistema de educação público, não é a prioridade da população;
2º - Há pessoas que não se dão conta do valor da educação para uma nação ;
3º - As palavras que constam na Bandeira Nacional do nosso país,
parecem ignoradas, velhas ou fora de uso.

Bem, se um país não valoriza a maior riqueza de sua nação,
que certamente, é a educação; como teremos sucesso no tratamento
que é dado à nossa própria convivência dentro dos espaços que nos são permitidos para lutar por um mundo melhor?
É muito triste, o olhar e o descaso entre os profissionais da educação SMED) com os colegas de trabalho da mesma área. Se a nossa secretaria de ensino, nos desprestigia, dirá a mídia, a população, os alunos, e até mesmo
os nossos familiares!

Infelizmente, comparei o pouco interesse pela educação por parte de vários "representantes políticos", com o ato de um mosquito quando passa uma patinha na outra...

Então? Quem se sente mal por isso ? Só os educadores infantis?
Como solucionar esse problema?
Talvez, quem sabe, num período próximo, a secretaria municipal de ensino seja avaliada pela sua funcionalidade e competên-cia...quem sabe?
Ser educador é muito importante! Lidar com a falta de apoio e estímulo do outro, é mais importante ainda! Creiam nisso, porque esse é o nosso foco principal para a conquista de uma gestão democrática.

Neiraildes Gomes (UMEI-ALAÍDE LISBOA)