sábado, 27 de junho de 2009

ASSEMBLEIA APROVA GREVE A PARTIR DE 14 DE AGOSTO

Em Assembleia geral, mantendo a sua mobilização dos últimos meses, a categoria definiu, por ampla maioria, deflagrar o movimento grevista em agosto, bem como a data inicial da greve, o dia 14.

Esta é a nossa resposta à Prefeitura que diz realizar diversos estudos, mas não conclui nenhum! Foi o que ocorreu novamente na reunião do dia 22 de junho. A informação inicial era que a reunião teria caráter informativo (depois de reunião técnica inventou-se mais esta) sobre os encaminhamentos já tomados depois da última reunião. Esta foi a 8ª reunião e as respostas são”estamos realizando um estudo sobre as reivindicações de vocês: situação dos celetistas; proposta da categoria para a regra de transição; regulamentação dos cursos à distância; situação da averbação do tempo do Estado e alguns municípios; situação dos auxiliares de escola, secretaria e biblioteca; saúde do servidor; jornada complementar da educação infantil.

Duas novidades foram colocadas na reunião: o vale-alimentação/ refeição será pago em espécie, no contra-cheque, e não mais como cartão; a SMED está estudando a ampliação da jornada da educação infantil para 06h diárias.

E houve alguns “nãos”: a PBH não está considerando a aposentadoria especial para quem esteve na direção antes de 2006; a situação do Caixa- Escolar será discutida com a SMED; não é possível estender o vale alimentação/ refeição para os/as auxiliares de escola concursados/as.

Neste sentido, é necessário que cada escola/UMEI organize a sua participação na greve no retorno das minguadas férias julinas. Além disso, que garanta a presença de seus/suas representantes na reunião do dia 01 de julho, nos três turnos.

Destacamos ainda a fabulosa manifestação realizada após a assembleia em conjunto com os demais setores do funcionalismo, finalizada com o Arraial dos Laranjas, na porta da PBH, com caldo de feijão, pipoca, almoço, jogo de futebol, quadrilha. Teve ainda a apresentação do hit do momento “Biquinho Doce”, apresentado pela companheira Rosa, caracterizada de Florícia Dumar.

Nossa categoria continua mantendo a unidade dos/as servidores/as municipais na luta contra o governo Lacerda, principalmente agora que os demais setores deflagraram a greve neste momento. Por isso, já programamos algumas atividades conjuntas para o início do próximo semestre.

Precisamos de cada companheira e companheiro na luta em defesa dos nossos direitos. Precisamos de cada companheira e companheiro na luta contra os desmandos da SMED e da omissão dos demais secretários e, especialmente, do Sr. Lacerda.

Propostas aprovadas:

Greve a partir de 14/08/2009

Ação Popular com três eixos: pela unificação da carreira de Educador Infantil e Professor Municipal; Piso Salarial de nível médio para os Trabalhadores/as em Educação; Progressão por mérito na carreira pelo tempo mínimo estabelecido pelo estatuto. Campanha por recolhimento de 90 mil assinaturas até Outubro/09. Envolvimento de toda a categoria, entidades do movimento sindical e popular, faculdades de educação, etc.

Divulgação do estudo do ILAESE sobre o financiamento da educação no município de Belo Horizonte.

Orientações à diretoria:

Não inclusão de valores de vale refeição em contracheques.

Retomar junto à administração negociação para pagamento no 1º dia do mês.

Levantar custo de inserção de mensagem na mídia.

Propostas remetidas para Reunião de Representantes

Redução de módulo em julho.

Contratação de Assessoria Estratégica.

Criação de Fundo de Greve.

Carta para a comunidade.

Mobilizações Regionalizadas.

Festa para comemoração da Carta Sindical do Sind Rede/BH.

Não reposição de greve e paralisações.

Nenhum comentário: